Dicas sobre Saude

Dieta dos pontos: emagreça com saúde e sem passar fome

A dieta do pontos é uma das mais famosas atualmente, isso, se deve muito a sua diversidade de alimentos. Nesta dieta, ao contrário de muitas, você escolhe o que quer comer e monta seu prato.

Seu nome nos dá uma pequena dica de como funciona, esta dieta classifica os diferentes alimentos e dá uma pontuação para cada um. Todos os dias você tem que somar todos os pontos dos alimentos que comeu, esses pontos não devem exceder os pontos que precisamos diariamente, mas não podem ficar muito abaixo, pois pode causar desnutrição.

O número de pontos depende de cada pessoa e cada organismo necessita de um número diferente. Se você está pensando… Como faço para saber os pontos que eu preciso? É muito fácil, estes pontos são obtidos, dependendo da idade, peso e altura da pessoa que deseja fazer esta dieta.

Os pontos de cada alimento variam de acordo com as calorias, fibras, proteínas, carboidratos ou gorduras contidas nesses alimentos.

Nesta dieta existem alguns alimentos que são quase proibidos por seu grande número de pontos. Estes alimentos incluem:

– Biscoitos
– Salsichas
– Doces
– Bebidas gaseificadas ou alcoólicas
– Todos os embutidos
– Queijos
– Chocolate
– Molhos

Lembre-se que estes são alimentos quase banidos pelo número de pontos que eles têm. Se você gerenciar bem seus pontos pode come-los, não havendo nenhum problema, desde que não supere seus pontos.

Lista de alimentos e seus pontos

Como você sabe, para esta dietas dos pontos é dado um número de pontos de cada alimento. Com este, você deve calcular seus pontos de cada dia. Conheça a lista de alimentos com seus pontos correspondentes.

Alimentos com 0 a 1,5 pontos

– Uvas: 1 ponto
– Cerejas: 1 ponto
– Suco de abacaxi 1 ponto (cada copo)
– Leite desnatado 1 ponto (cada copo)
– Ovo de codorna: 1 ponto
– Manteiga: 1 ponto
– Mel: 0,5 pontos
– Ervilhas: 1 ponto
– Chocolate ao leite: 1 ponto
– Iogurte: 1,5 pontos
– Mexilhões: 1,5 pontos
– Queijo fresco (tipo Burgos): 1,5 pontos
– Peixe: 1,5 pontos

Alimentos com 2 a 4 pontos

– Leite integral: 2 pontos (cada copo)
– Salmão: 2 pontos
– Bacalhau fresco: 2 pontos
– Amendoim e castanha: 2 pontos
– Ovo: 2 pontos
– Massas: 2 pontos
– Amêndoas: 2 pontos
– Batatas: 2 pontos
– Vinho: 2 pontos
– Lentilhas: 2,5 pontos
– Banana: 2 pontos
– Nuggets de frango: 2 pontos
– Atúm: 2,5 pontos

Alimentos com 4 ou mais de 4 pontos

– Arroz (3 colheres sopa): 4 pontos
– Congelados: 4 pontos
– Cerveja: 6 pontos (uma lata)
– Pizza: 4,5 pontos (por pedaço)
– Omelete: 5,5 pontos

Cálculo da dieta dos pontos

Como calcular o número de pontos que você precisa para cada dia na dieta de pontos? Para obter os pontos diários que precisamos, esses fatos são essenciais: o peso, nível de atividade física a cada dia, e, finalmente, a nossa altura e idade. Uma vez que sabemos todos esses dados, vamos começar a calcular os nossos pontos com a ajuda da tabela da dieta dos pontos.

Primeiro precisamos calcular a sua taxa de metabolismo basal (TMB)

Para mulheres:
10 a 18 anos – 12,2 x peso (kg) + 746
18 a 30 anos – 14,7 x peso (kg) + 496
30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 829
Acima de 60 anos – 10,5 x peso (kg) + 596

Para homens:
10 a 18 anos – 17,5 x peso (kg) + 651
18 a 30 anos – 15,3 x peso (kg) + 679
30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 879
Acima de 60 anos – 13,5 x peso (kg) + 487

Depois descobrimos o valor de sua necessidade diária de energia (na tabela):

Multiplique o valor de sua necessidade diária de energia pelo resultado de sua TMB e divida por 3,6. Com o resultado da conta feita com a tabela dieta dos pontos, você já tem quantos pontos pode consumir por dia para manter o seu peso.

Calcular IMC

O último passo você precisa calcular o seu índice de massa corporal (IMC). Para utilizar nossa calculadora de IMC clique aqui.

Agora, utilize a tabela abaixo para saber quantos pontos você deve retirar da quantidade de pontos que você precisava para manter o seu peso, que você encontrou antes.

Por exemplo, se você precisava de 556 pontos para manter o seu peso e o seu IMC deu 34 e você é mulher, você precisa retirar 200 pontos. Ou seja: 556 -200 = 356.

Está é a quantidade diária de pontos que você precisa para emagrecer com essa dieta dos pontos gratis. As contas podem parecer meio confusas, mas são fáceis, assim como os resultados obtidos através dessa dieta.

Para emagrecer com saúde, os especialistas recomendam um valor entre 270 e 340 pontos diariamente.

Quando vou começar a ver os resultados?

Os resultados desta dieta ponto dependem de sua dedicação, você pode começar a perder meio quilo por semana e até 4 kg no mês. Além disso, se praticar um pouco de exercício físico todos os dias, certamente, vai perder peso mais rapidamente.

É importante fazer uma tabela de pontos para marcar todos seus pontos diários e ir somando-os para saber se você está cumprindo os pontos que precisa, sem ultrapassá-los.

Recomendações para esta dieta

– Evite gorduras e frituras
– Coma peixe, mesmo uma vez por semana
– Variar amplamente suas refeições, incluindo alguns legumes ou frutas
– Você deve beber pelo menos dois litros de água todos os dias
– Não ficar de jejum e não poupar nos pontos de um dia para usá-los no outro
– Após 5 kg perdidos é preciso refazer os cálculos para obter novos pontos

Mais informações

Esta dieta foi criada por Alfredo Harpen, famoso endocrinologista e uma das maiores autoridade brasileiras quando se trata de emagrecimento saudável. A dieta dos pontos pode ser feita em casa, por qualquer pessoa, em todas as idades, inclusive por mulheres que estejam amamentando, desde que autorizado por um médico. Grávidas não devem fazer essa dieta pelo risco de prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Reveja outras matérias sobre dietas para emagrecer com saúde em nosso site, você vai aprender a fazer também a dieta da usp ou a dieta Dukan, entre outras. Aproveite!