O efeito indesejável após uma dura dieta é o “yo-yo”, ou seja, recuperar o peso, às vezes até mais. Existem truques que podem nos ajudar a manter esse peso que com tanto esforço adquirimos.
Passada a ansiedade própria das dietas, o que mais desejamos é que os resultados durem. Devemos notar que, imediatamente após o término de uma dieta para emagrecer, é normal ganhar alguns quilos, mas o que é desejável é manter um peso saudável.
Aí vem a tarefa mais difícil, manter esse número que ganhamos, uma vez que retornamos a uma alimentação normal, pois é impossível viver permanentemente numa dieta tanto física como emocionalmente.
O que podemos fazer para evitar recuperar os quilos perdidos?
– Primeiro de tudo, não retorne exatamente a mesma alimentação que tinha antes de começar o regime.
– Na dieta se elimina o excesso de gordura, assim, passada esta fase, tome um cuidado especial com as gorduras. Evite-as sempre que puder!
– Tente substituir todos os produtos que você puder por sua versão light: maionese light, leite desnatado, queijo magro …
– Evite comer típicas comidas altamente calóricas como doces e batatas fritas. Substitua-os por um iogurte, uma fruta, um punhado de nozes …
– Ao comer fora, procure por uma refeição saudável e com poucas calorias. Escolha o menu com cuidado, tendo em mente que se você escolher um primeiro prato de massa, opte também por uma salada ou legumes. Para a sobremesa é fácil: frutas sempre.
– Mantenha o ritmo com cinco refeições por dia, incluindo pequenos lanches na manhã e de tarde. Eles irão ajudá-lo a chegar no almoço com menos apetite.
– Ao cozinhar, mantenha as rotinas aprendidas durante a dieta que são mais saudáveis e mais baixas em calorias: grelhado, assado, cozido no vapor… Evitar frituras é muito importante.
– Tanto em casa como em restaurantes, evite molhos e coma devagar, mastigue com calma, sem pressa.
– Consumo produtos integrais. Não que eles não engordem, mas não sendo refinados, possuem muito menos toxinas que serão consumidas pelo organismo.
– Evitar carboidratos no jantar, porque é a hora que o corpo leva mais tempo para queimar as calorias que eles produzem. Deixe os carboidratos ao meio-dia, pois terá o dia todo para elimina-las. À noite, opte por proteína de carne magra, peixe ou frango, acompanhado por legumes.
– Durante as refeições, opte por água em vez de refrigerantes. Um copo de vinho também não faz mal.
– Enquanto ao álcool, minimize a sua ingestão, principalmente bebidas destiladas. Beba devagar, pequenos goles, para que durem mais, e procure sempre por vinho ou cerveja.
– Quando não conseguir evitar uma grande refeição com muitas calorias, compense o dia seguinte comendo menos, mas não rápido, porque você vai causar ansiedade e eventualmente comer mais. Uma breve dieta de desintoxicação também pode ajudar a compensar esses excessos.