Os sintomas mais imediatos de doença celíaca ou intolerância ao glúten são: a redução do nível de energia depois de comer alimentos com este grupo de proteínas, dores de cabeça, entre outros.
Os médicos estimam que 1% da população sofre desta doença, que é uma doença autoimune que provoca danos no intestino delgado causando uma intolerância alérgica ao glúten de trigo.
Alguns sintomas de intolerância ao glúten
Há uma série de sintomas que levam a determinação da intolerância ao glúten, são os seguintes:
– Os níveis de energia caem depois do almoço e manifesta-se de maneiras diferentes, com fadiga ou a pessoa pode se sentir completamente esgotada. Isso ocorre porque as pessoas com intolerância ao glúten tem que trabalhar mais para combater os efeitos desse componente em seu aparelho digestivo.
– Irritabilidade, que se relaciona com a fadiga, que muitas pessoas sentem depois de comer. Ela pode ser um resultado da exaustão geral. Assemelha-se a sensação de cansaço um resfriado. Às vezes, isso resulta em irritabilidade e dificuldade de concentração.
– Dores de cabeça após 30 minutos ou uma hora após as refeições.
– Formigamento nas extremidades do corpo, dormência ou formigamento nos braços e pernas são muito comuns para as pessoas com intolerância ao glúten.
-Variações na saúde digestiva, diarreia, distensão abdominal, constipação e dor de estômago.
-Variações no peso, pode ser que haja uma perda de peso, ou, inversamente, um aumento de peso inexplicado.
-Aparecimento de erupção cutânea.
-As mulheres com intolerância ao glúten podem ter períodos irregulares de menstruação, síndrome pré-menstrual ou cólicas severas.
-Tenha em mente que existe uma predisposição genética para a doença, por isso é necessário verificar se um membro da família tem a doença celíaca.