Se você tem diabetes ou síndrome metabólica, está em maior risco de desenvolver doença hepática gordurosa, por isso, buscar maneiras de melhorar a função do seu fígado é essencial. A doença hepática é uma condição que está se tornando cada vez mais comum. A condição é “silenciosa” em primeiro lugar, com nenhum sintoma aparente.
Ela é detectada por um exame de sangue, onde é analisada a elevação das enzimas hepáticas, um sinal de avaria do fígado. Caso a doença piore, você pode desenvolver inflamação e cicatrizes no fígado, prejudicando a capacidade desse órgão de executar suas muitas funções, incluindo o metabolismo de proteínas e degradação de toxinas.
Dicas para melhorar a função do fígado
1 – Perder peso
Se você está acima do peso, é aconselhável emagrecer, mas não muito rápido. Perder peso quase sempre melhora a função hepática. Mas não vá a extremos. A perda de peso rápida pode agravar a inflamação do fígado e causar cálculos biliares.
2 – Desintoxicação diária
O fígado é o principal órgão de desintoxicação. Ele produz enzimas que decompõem as toxinas de forma que possam ser eliminadas. No entanto, pode estar sobrecarregado quando tem muito trabalho a fazer.
Para melhorar a função hepática, tente evitar as toxinas, tanto quanto possível. Para isso, é necessário manter o consumo de alimentos orgânicos, não fumar, evitar o álcool, etc.), além de manter hábitos diários que suportam a capacidade do corpo para desintoxicar. Estes hábitos incluem beber bastante de água, comer o suficiente de fibra diariamente e consumir vegetais crucíferos. Os sucos detox também são grandes aliados do fígado.
3 – Evite frutose e sacarose
Dietas ricas nesses dois açúcares podem induzir a doença hepática gordurosa, e causar inflamação do fígado, como o álcool faz. Os refrigerantes são bebidas que contém uma grande quantidade de frutose.
Para melhorar a função hepática evite alimentos que contenham xarope de milho de alta frutose. Limite o consumo de todas as formas de açúcar por cerca de 200 calorias por dia.
4 – Tomar cardo de leite
O leite das sementes de cardo tem sido usado por milhares de anos para apoiar a saúde do fígado e continua a ser uma das ervas mais confiáveis e eficazes para a limpeza do fígado e para sua proteção.
Em pessoas com doença de fígado gordo, o cardo de leite, demonstrou um decréscimo significativo nos marcadores de enzimas do fígado que indicam a reversão da doença, sem efeitos secundários relatados.
O cardo de leite pode reduzir a inflamação e melhorar a função hepática, ajudar a prevenir a formação de tecido cicatricial e aumentar a taxa de regeneração das células de fígado.
5 – Óleo de peixe
Um estudo mostra que o óleo de peixe pode ajudar a prevenir a acumulação de gordura no fígado, melhorar a ação da insulina, diminuir os níveis de triglicéridos e reduzir a inflamação em todo o corpo, fatores que contribuem para a boa saúde do fígado.
Num estudo de pessoas com o fígado gordo, a adição de óleo de peixe à dieta, ajudou com a melhoria dos níveis de enzimas do fígado e a textura do fígado.
- Links que recomendamos:
- Tratamentos para eliminar a gordura no fígado
- Alimentos bons e ruins para o fígado
- 7 principais sintomas de problemas no fígado que você precisa saber
Mais informações
O fígado tem diversas funções essenciais para nosso organismo, tais como a metabolização dos nutrientes digeridos, eliminação de substâncias tóxicas, controle do colesterol, entre muitas, por isso, é fundamental cuidar bem desse órgão para manter uma boa saúde.