A passagem do tempo não é a único fator que pode afetar a nossa pele e causar as indesejáveis rugas, acne ou oleosidade em excesso. Muitas vezes, esses danos são devido ao abuso de uma série de alimentos que são ruins para a pele. Embora uma dieta equilibrada nos ajude a ter uma boa saúde física e a cuidar da pele, alguns alimentos quando consumidos em excesso, geram danos que refletem diretamente na pele.
Diariamente, muitas pessoas gastam com cremes e outros tratamentos caros para conseguirem ter uma pele bonita, no entanto, a solução pode estar em suas alimentações. Nesta lista você vai encontrar quais são os alimentos mais prejudiciais para a sua pele e que você deve evitar abusar deles.
Alimentos ruins para a pele
1 – Sal
O consumo exagerado de sal é algo comum e esse mau hábito alimentar pode provocar retenção de líquidos, o que gera as terríveis bolsas e o inchaço que se formam sob os olhos.
2 – Frutos do mar
Camarão, caranguejo e lagosta são alimentos ricos em iodo. Uma dieta com excesso deste elemento pode causar o aparecimento de acne.
3 – Pão e massas
Os alimentos ricos em amido e com altos índices glicêmicos geram acne. Um estudo australiano revelou que uma dieta baixa nesses alimentos reduz o aparecimento da espinhas.
4 – Açúcar
O consumo excessivo de alimentos açucarados enfraquece a pele e reduz a produção de colágeno, o que favorece o aparecimento de rugas ou outras infecções tais como a dermatite.
5 – Álcool
O álcool é um diurético natural e a sua ingestão pode levar à desidratação e perda de umidade da pele, o que gera o aumento das linhas de expressão e piora a aparência da rosácea.
6 – Leite
Um estudo italiano descobriu que aumento do consumo de produtos lácteos gera acne, isso porque muitos deles possuem uma quantidade grande de hormônios que estimulam a produção das glândulas seborreicas.
7 – Frituras
Este tipo de produto aumenta o colesterol, problemas cardíacos e retarda o metabolismo, além de causar danos à circulação sanguínea e não permitir que o oxigênio chega até as células da pele adequadamente, por isso podem provocar a perda da elasticidade e promover o aparecimento de linhas de expressão e rugas.
8 – Café
Vários estudos mostram que beber mais de quatro xícaras de café ao dia, causa o aumento dos níveis de cortisol (hormônio do estresse), que acelera o envelhecimento, desidratação e opacidade das derme.
9 – Churrasco
A carne de churrasco é exposta a altas temperaturas e isso pode gerar uma reação química entre a gordura e a proteína que resulta num componente chamado Produto Avançado de Glicação (AGE). Esse componente está diretamente ligado ao estresse oxidativo e a inflamação, o que causa o envelhecimento da pele. O AGE também é encontrado em batatas fritas, frango frito e outros alimentos cozidos sob alta temperatura, além disso, ele interage com os raios ultravioletas, o que gera um aumento dos estragos na pele.
10 – Alimentos processados
Eles fornecem uma grande quantidade de gorduras saturadas e açúcares que geram a desidratação da pele e promovem o aparecimento de rugas.
- Links que recomendamos:
- Duas receitas caseiras de creme para rugas
- 10 nutrientes importantes para manter a pele saudável
- 10 dicas de como acabar com as espinhas de forma natural
Mais informações
Quando se trata de cuidar da pele para evitar seu envelhecimento prematuro, várias fatores estão envolvidos. Além de evitar o consumo exagerado desses alimentos que conhecemos hoje, você deve também usar o protetor solar diariamente, dormir bem e evitar o álcool e cigarro.