O zinco é um mineral que cumpre um papel muito importante em nosso sistema imunológico. Também contribui para assimilar as proteínas, os carboidratos e é essencial para o funcionamento das enzimas e por consequência, para a produção de energia.
Pois bem, quando não consumimos uma quantidade suficiente desse mineral, nossas defesas se enfraquecem, perdemos o apetite, o cabelo e podemos chegar a sofrer diarreia, entre muitos outros problemas. Conhecendo alguns dos problemas causados pela falta de zinco no organismo é o momento de conhecer alguns alimentos ricos em zinco.
Chocolate e cacau em pó
Que ótima notícia! Uma barra de 100 gramas de chocolate amargo contém aproximadamente 10mg de zinco, o que equivale a 65% da quantidade diária recomendada.
O cacau em pó não fica muito atrás! 100 gramas contém cerca de 40% da quantidade diária recomendada.
Sementes de melancia
Sabia que as sementes de melancia constituem a fonte de zinco mais popular no leste da Ásia e no oriente médio? Essas sementes nos proporcionam grandes quantidades desse mineral, em apenas 100 gramas encontramos 70% da quantidade diária recomendada.
Pode consumir as sementes secas, sem casca ou cruas.
Carne de cordeiro
A carne de cordeiro é macia, deliciosa e muito nutritiva! 100 gramas contém cerca de 58% da quantidade diária de zinco recomendada.
Carne baixa em gordura
Outra carne que nos proporciona muito zinco é a carne de vaca pobre em gordura. Em cerca de 100 gramas de carne, podemos encontrar 70% da quantidade diária de zinco recomendada.
Ostras
As ostras são famosas por seu poder afrodisíaco e também por sua alta quantidade de zinco. De fato, é um dos alimentos mais ricos nesse mineral, uma porção de 100 gramas de ostras já nos permite atingir a quantidade recomendada de zinco.
Amendoim
Dentre os frutos secos, o amendoim é um dos mais ricos em zinco. Em apenas uma porção de 100 gramas de amendoim, podemos obter 22% da quantidade necessária de zinco todos os dias.
Importante: o amendoim é muito calórico, portanto você não deve exagerar no consumo.
Abóbora e suas sementes
Você gosta de abóbora assada como um complemento de suas receitas? Então vai gostar de saber que apenas 100 gramas de abóbora proporciona cerca de 70% da quantidade diária de zinco recomendada.
Conheça os benefícios das sementes de abóbora
Manteiga e farinha de sésamo
A manteiga de sésamo, a farinha de sésamo e todos os derivados desse alimentos são excelentes fontes de zinco.
Fígado de vitela
O fígado constitui uma grande fonte de zinco, principalmente se é de vitela. Essa variedade contém mais de 80% da dose recomendada.
Espinafre
O espinafre é uma boa fonte de zinco. É ideal para complementar a sua alimentação. 100 gramas de espinafre proporciona aproximadamente 5% da quantidade diária recomendada.
Cogumelos
O zinco também está presente nos cogumelos brancos e se forem cozidos, melhor.
Gérmen de trigo
O gérmen de trigo é outra grande fonte desse mineral. De fato, em apenas 100 gramas de gérmen de trigo tostado iremos obter mais de 100% da quantidade diária de zinco necessária.
Veja mais sobre os minerais: Sinais de falta de minerais no organismo
Saiba mais sobre a importância do Zinco na alimentação com a nutricionista Carolina Santos
Conclusão
Uma alimentação saudável é essencial para que tenhamos uma boa saúde. Todos os dias, precisamos de quantidades certas de vitaminas e minerais, para que nosso organismos possa funcionar corretamente, então sempre fique atento à sua alimentação, certifique-se de estar ingerindo todas as vitaminas e minerais de que precisa.