Muitas propriedades foram atribuídas á arruda ao longo dos anos e hoje ela se tornou uma das plantas medicinais mais utilizadas, porém entre seus muitos atributos, é a planta mística por excelência. Conhecida como erva dos mil usos, dizem que a negatividade recua diante dela é por isso que uma variedade de simpatias, já que não há mal que não ser desfeito.
A arruda é originária da Europa e também contém benefícios ao corpo, é por isso que é recomendável usufruir das propriedades curativas e sobrenaturais desta erva se a pessoa for propensa a sofrer com doenças.
Um dos usos mais conhecidos da arruda são suas propriedades calmantes para o desconforto digestivo, que se origina nos intestinos irritáveis; também é boa para regular a menstruação.
O que é a arruda?
A arruda é uma planta perene do grupo das aromáticas conhecida como Ruta Graveolens é nativa dos Bálcãs. Cresce em zonas secas e se adapta muito bem no clima mediterrâneo. É uma planta de jardim, com folhas de cor verdes amareladas e flores pequenas.
Cultivadas por suas propriedades medicinais, a arruda esta presente em muitas casas ou hortas uma vez que pode ser usada como condimento, repelente de insetos ou para espantar os insetos da plantação, já que seu aroma é bem forte.
Muitas civilizações antigas usaram e até adoraram os poderes da arruda. Os romanos a cultivavam e levavam consigo quando tinham que ir visitar um prisioneiro, diziam na época que essa planta espantava o mau olhado. Os chineses por sua vez usavam para afastar os maus pensamentos. Já os celtas diziam que a arruda era uma defesa contra os feitiços, além de usa-la para cuidar dos doentes.
Tinha uma espécie de poder sagrado para os hebreus, egípcios e caldeus, que afirmavam que a arruda era um dom de seus deuses. E na América era usada pelas comunidades aborígenes para fazer poções do amor, diziam que depois de colocar um raminho de arruda sob a luz da lua e entregar para a pessoa amada, poderia conquistar seu coração para sempre.
Para que serve a arruda?
A arruda é uma das plantas medicinais com maiores propriedades que já foi encontrado desde muito tempo. Usada de diversas formas esta planta possui um grande número de benefícios para todas as pessoas que sofrem de problemas circulatórios e cardiovasculares.
Seu sabor e aroma são fortes e pode ser usado das seguintes formas:
- – Chá de arruda: ferver as folhas de arruda por alguns minutos, deixar esfriar e beber em seguida
- – Banho de arruda: a mistura perfeita entre a condição mística e as propriedades medicinais que arruda possui. Misturar sal grosso com um punhado de arruda em uma banheira é ideal para acabar com toda energia negativa
- – Óleo essencial de arruda: nesta apresentação é onde as propriedades medicinais da arruda se conservam por mais tempo. Deve ser aplicado nas áreas afetadas com suaves massagens. Usado também para má digestão, cólicas menstruais e varizes
Benefícios da arruda
De acordo com uma série de pesquisadores ao redor do mundo, a Ruta Graveolens é uma planta que contém alcaloides; que têm propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, anti-facundidade e anti-histamínicas. Por outro lado, arruda também contém um composto de planta chamado rutina; que é um antioxidante que ajuda a prevenir o dano dos radicais livres.
Sedativo
A arruda é eficaz para acalmar ataques de histeria e epilepsia; devido suas propriedades sedantes. Ajuda a dessensibilizar e relaxar os nervos ao mesmo tempo em que introduz a dormência graças a seu teor de neurotoxinas.
Inseticida
O uso da arruda é amplamente difundido para acabar com uma série de pragas como mosquitos, baratas e moscas; que às vezes saem do controle, podendo causar uma grande quantidade de doenças. Ao mesmo tempo, pode ser utilizada como um vaporizador, agentes fumigantes, varinhas de incenso e queimadores para evitar os insetos.
Antibacteriano
A arruda tem propriedade de proteger contra infecções bacterianas ao matar esses microrganismos prejudiciais com suas propriedades antibacterianas. Pode ser usada na preparação de chá para combater as infeções do trato urinário, intestino e cólon. Por outro lado também protege de intoxicações alimentares e salmonela.
Antiespasmódica
Para melhorar as dores musculares, a arruda pode ser de grande ajuda; já que é um excelente remédio para a dor muscular, ansiedade e as cólicas menstruais. A arruda pode reduzir a inflamação causada principalmente pela artrite. A ingestão regular de 1 a 2 copos de chá de folhas de arruda pode aliviar os músculos rígidos e amenizar as dores nas articulações.
Antidoto para veneno
Conhecida como um antidoto para certos tipos de veneno, a arruda de fato, é altamente eficaz em neurotoxinas como as das picadas de serpentes e picadas de insetos; mas não tem efeito das hemotoxinas.
Benefícios da arruda para pele
O óleo de arruda é usado geralmente como fragrância para sabonetes e produtos cosméticos. Contudo, em vista do seu nível de toxidade, nunca deve ser aplicada diretamente na pele. Mesmo com esse problema a arruda é amplamente elogiada por conter certos benefícios para pele, e quais seriam esses benefícios?
Alguns destes benefícios estão listados abaixo:
Antifúngico
A arruda serve ao corpo humano na batalha contra as infecções por fungos, como acontece com afecções como a dermatite e o pé de atleta. A respeito da gravidade da infecção, a arruda pode ser aplicada diretamente sobre a pele se prescrito por um médico, especialmente se sofrer com pé de atleta. Do mesmo modo, oferece um alívio imediato da coceira na pele.
Clarear a pele
A arruda possui propriedades antifúngicas que tratam possíveis deformidades da pele e oferece um clareamento e embelezamento da pele. Neste mesmo sentido, também possui propriedades antioxidantes que permite evitar o ataque dos radicais livres. Estes ocasionam o envelhecimento prematuro da pele. Por este motivo, o óleo de arruda é usado com mais frequência em SPAS como vapores faciais terapêuticos.
Benefícios da arruda para o cabelo
Para um cabelo livres de piolhos
Por ser um inseticida natural e eficaz o óleo essencial e os extratos de arruda são utilizados para eliminar os temíveis piolhos, ao mesmo tempo o uso regular deste óleo pode repelir pequenos parasitas, ajudando a acabar com a coceira.
para tratar os cabelos
Como uma série de SPAS usam a arruda, para um tratamento capilar não seria diferente, para dar um charmoso toque de brilho e saúde, é a receita perfeita para cabelos danificados.
Para que serve o chá de arruda?
O chá de arruda serve para tratar espasmos hemorroidais, transtornos digestivos (cólicas, flatulências, parasitas intestinais, etc). Para regular a menstruação aliviando suas dores secundárias. Problemas circulatórios, varizes, transtornos biliares e/ou diarreias. Como uso externo, para acalmar dores de ouvido, dores causada pela artrite.
Um dos grandes segredos da arruda é que a indústria farmacêutica extrai da arruda componentes para soluções oftalmológicas que ajudam a descansar a vista. Não há duvida alguma que essa planta é maravilhosa para tratar diversos problemas de saúde
Abaixo vamos mostrar detalhadamente alguns dos usos da planta arruda:
- – Funciona como um dos principais combatentes da dor de cabeça
- – Alivia as cólicas menstruais
- – corta a diarreia
- – Acalma a ansiedade e os nervos
- – Acaba com o resfriado
- – Ajuda com o funcionamento da bílis
- – Elimina a sensação de irritabilidade
- – Pode ajudar a tratar a tosse
- – Pode ajudar a tratar as cólicas ou dores de estômago
- – Pode ajudar no tratamento da epilepsia
- – Pode ajudar a estimular o fluxo de sangue da menstruação
- – Pode ajudar a combater as dores de cabeça e espasmos de pânico
- – Pode ajudar a evitar as palpitações
- – O chá de arruda, se aplicado topicamente, pode ajudar a tratar as picadas de insetos
O chá de arruda é abortivo?
Sim, já que a arruda contém uma grande quantidade de óleos voláteis, os quais podem causar danos no fígado e nos rins.
Esta mística planta é conhecida pela capacidade e efeitos que possui sobre o trata reprodutor das mulheres. Sua composição consegue criar o estimulo necessário do útero para dar inicio ao período menstrual.
Permite eliminar a possibilidade de que um espermatozoide se implante devido aos químicos que esta possui, diminuindo em grande parte a fertilidade.
O chá de arruda ajuda a perder peso?
Apesar de não ser milagroso, o chá de arruda pode sim ajudar a perder peso de maneira saudável e natural já que atua nos rins para estimular a diurese, permitindo uma diminuição dos líquidos que nosso corpo armazena, ao mesmo tempo possui um efeito antioxidante assim como esses produtos com antioxidantes industrializados que são vendidos por ai, mas ao contrário a arruda é totalmente natural.
Quais são os efeitos secundários da arruda?
Os efeitos secundários da arruda variam muito, já que vai depender muito da quantidade consumida, porém, você deve estar ciente que em suas formas a arruda é uma planta venenosa. Mas se usada da maneira correta pode ser muito benéfica para saúde.
Tem efeitos secundários menores, que incluem:
- – Aumento da sensibilidade à exposição ao sol
- – Mudanças de humor
- – Erupções cutâneas
- – Espasmos
- – Insônia
- – Irritação do estômago
- – Tontura
A arruda também esta associada com alguns efeitos secundários graves:
- – As mulheres gravidas devem evitar a arruda em todas suas formas, já que pode causar aborto espontâneo. Como já mencionamos é uma planta abortiva, que contém efeitos graves sobre a saúde da mulher e inclusive pode levar a morte
- – Pode causar danos graves no fígado e nos rins, as pessoas com problemas de rins ou fígado não devem usar nenhum medicamento ou alimento que contenha arruda
- – Se as pessoas com problemas estomacais e intestinais como a colite, as úlceras ou doenças inflamatórias do intestino consomem arruda, pode acabar piorando sua condição
conclusão
Não é de se estranhar que o uso da arruda tenha diminuído nos últimos. Mas se for cuidadoso e seguir a risca a orientação médica, pode usar a arruda para aliviar varias condições de saúde. Nunca se automedique! Sempre consulte a seu médico antes de usar esta ou outro tipo de planta.