As cáries, um dos problemas bucais mais temidos. Elas ocorrem quando alimentos com hidratos de carbono são deixados nos dentes, e as bactérias convertem-las em ácidos e placas, e isso dissolve o esmalte e criam buracos nos dentes, chamados de cavidades. Mas para evitar as cáries você deve sempre escovar seus dentes após as refeições, e existem alguns truques naturais para prevenir as cáries.
Como prevenir cáries naturalmente
O passo mais importante é ter uma higiene bucal adequada, escove seus dentes pelo menos duas vezes por dia, e você deve ter um extremo cuidado com a sua higiene bucal antes de ir dormir. Procure trocar sua escova no mínimo à cada mês
Procure ter uma dieta equilibrada, e evite alimentos com muito açucar e evite o máximo possível os alimentos ricos em sódio, pois vários estudos mostraram que o sódio aumenta o rísco de cáries, uma vez que destrói o esmalte dos dentes.
Procure tomar bastante chá, principalmente os chás verdes e o chá preto, pois esses chás possuem uma enorme quantidade de antioxidantes que evitam as cáries.
Os mirtilos, por sua vez, inibem a produção de ácido pelas bactérias, e evitam as inflamações e outras doenças bucais. Shiitake, um tipo de fungo, também ajuda a prevenir a cárie dentária, assim como a vitamina C, que pode ser encontrada em limões, laranjas, toranjas, já que espantam as bactérias e os alimentos com uma elevada quantidade de cálcio também são extremamente eficazes para evitar as cáries.
Embora muitos dentistas não recomendem o uso de chicletes, mas a verdade é que a mastigação causa uma salivação maior e os minerais contidos na saliva são muito bons para repor a perda de minerais dos dentes, o ideal é que você masque um chiclete todos os dias e de preferência sem açucar.
Ervas e óleos para prevenir a cárie
Algumas gotas de óleo de tea tree em nossa escova vai matar as bactérias que estão alojadas em nossas bocas. Você pode utilizar a canela, pois ela tem o mesmo efeito antibacteriano e é fácilmente encontrada.
Para tratar a cárie que já existe, você pode utilizar um pouco de óleo de cravo, aplique o óleo diretamente na área logo após cada escovação. E nunca se esqueça de consultar um dentista no mínimo de 6 em 6 meses.