São raras as pessoas que nunca tiveram um torcicolo, essa condição que causa dor e dificuldade de movimentar o pescoço para um dos lados. O torcicolo é uma condição simples e que se resolve sozinho na maioria dos casos, no entanto, há situações que merecem mais atenção e tratamentos médicos.
Hoje, vamos conhecer mais sobre esse problema tão comum, quais suas causas, tipos, sintomas e saber como tratar torcicolo.
O que é torcicolo?
O torcicolo é uma das condições mais amplas de disfunções que exibem flexão, extensão ou torção dos músculos do pescoço além de sua posição normal. No torcicolo, o pescoço tende a se torcer para um lado, causando a inclinação da cabeça. A condição pode se desenvolver lentamente se você tiver um histórico familiar do transtorno, ou agudamente de um trauma, ou como uma reação adversa aos medicamentos. Há também o torcicolo congênito (presente ao nascimento) ou adquirido.
Tipos de torcicolo
Torcicolo temporário
Esse tipo de pescoço geralmente desaparece após um ou dois dias. Pode ser devido a:
- – Gânglios linfáticos inchados
- – Uma infecção no ouvido
- – Um resfriado
- – Uma lesão na cabeça e pescoço que causa inchaço
Torcicolo fixo
Torcicolo fixo é também chamado de torcicolo agudo ou torcicolo permanente. Geralmente é devido a um problema com a estrutura muscular ou óssea.
Torcicolo muscular
Este é o tipo mais comum de torcicolo fixo. Resulta de cicatrizes ou músculos tensos de um lado do pescoço. Curvar ou torcer muito o pescoço pode levar ao torcicolo muscular. Esta condição aparece com poucos sintomas, embora muitas vezes fique desconfortável e force a pessoa a manter a cabeça reta ou girada para o lado. Além disso, também causa dor ao mover a cabeça para o lado oposto.
Síndrome de Klippel-Feil
Esta é uma forma rara e congênita de pescoço torto. Ocorre quando os ossos do pescoço do bebê se formam incorretamente, principalmente devido a duas vértebras do pescoço serem fundidas. As crianças nascidas com essa condição podem ter dificuldades com a audição e a visão.
Distonia cervical
Esta doença rara é por vezes referida como torcicolo espasmódico. Isso faz com que os músculos do pescoço se contraiam em espasmos. Se você tem distonia cervical, sua cabeça torce ou vira dolorosamente para um dos lados. Pode também inclinar para a frente ou para trás. Nesse caso, contrações involuntárias dos músculos do pescoço levam a movimentos inusuais e postura indevida da cabeça e pescoço. Se a condição não for tratada, provavelmente se tornará permanente. No entanto, a distonia cervical, por vezes, desvanece sem tratamento, mas há um risco de recorrência.
A distonia cervical pode acontecer a qualquer um. No entanto, é mais comumente diagnosticada em pessoas com aproximadamente 40 a 60 anos de idade. Além disso, também afeta mais mulheres do que homens.
O que são espasmos no pescoço?
Um espasmo é uma contração involuntária do músculo em uma determinada parte do corpo. Muitas vezes, causa dor intensa. Essa dor pode durar minutos, horas ou dias depois que o músculo relaxa e o espasmo diminui. Espasmos podem acontecer em qualquer lugar onde haja músculos em seu corpo, incluindo o pescoço.
Quando você tiver um espasmo no pescoço, sentirá uma dor repentina e aguda em uma ou mais partes do pescoço, profundamente no tecido muscular. Além disso, também pode perceber que o músculo afetado parece duro ou rígido. Pode ser doloroso mover seu pescoço ao redor do espasmo.
Causas do torcicolo
Causas mais comuns de torcicolo
Nos adultos, o torcicolo agudo pode ser causado por muitas condições diferentes. Ocasionalmente, nenhuma causa específica é encontrada.
O trauma no pescoço ou na coluna pode levar ao torcicolo. Lesões na coluna cervical ou dos músculos do pescoço normalmente convertem em espasmos dos músculos, levando à torção da cabeça, característica do torcicolo..
Outras causas incluem infecção na cabeça ou pescoço. Estas infecções podem causar um torcicolo inflamatório secundário a glândulas inflamadas e gânglios linfáticos no pescoço. Os músculos que cobrem esses gânglios linfáticos podem se contrair. Além disso, o torcicolo pode estar associado a abscesso da garganta e das vias aéreas superiores, e essas circunstâncias podem ser letais. Outras infecções dos seios da face, orelhas, mastoides, mandíbula, dentes ou couro cabeludo também podem levar ao torcicolo.
Causas menos comuns de torcicolo
Eventualmente, tumores, tecido cicatricial, artrite da coluna cervical ou anormalidades vasculares também podem causar torcicolo.
Certos abusos de drogas, como cetamina, anfetaminas e cocaína bem como drogas neurolépticas comumente prescritas, como proclorperazina, haloperidol (haldol) e clorpromazina podem ocasionar distonia agua (falta de controle muscular normal). Esta é uma situação que causa o início repentino de contrações involuntárias dos músculos da face, pescoço ou costas, portanto, pode ocasionar torcicolo.
Além de dobrar a cabeça para um lado (torcicolo agudo), as pessoas podem apresentar outros sintomas, como desvio dos olhos (crise oculogírica) e protrusão da língua (crise bucolingual).
Além das causas acima, crianças, bebês e recém-nascidos também podem apresentar torcicolo por razões congênitas ou por trauma devido ao parto. O torcicolo muscular congênito é a razão mais trivial de torcicolo em crianças. Essa condição é uma deformidade física postural presente ao nascimento que resulta de um encurtamento e fibrose do músculo esternocleidomastoideo de um lado do pescoço. Os bebês frequentemente dormem com a cabeça na mesma posição contra o colchão, o que pode levar à plagiocefalia (síndrome da cabeça chata) e, por isso, muitas vezes acompanha o torcicolo muscular.
O pescoço torcido também pode ser herdado e se desenvolver no útero. Isso pode acontecer se a cabeça do seu bebê estiver na posição errada. Além disso, também pode ser devido a danos nos músculos ou no suprimento de sangue para o pescoço.
Torcicolo sintomas
Os sintomas do torcicolo podem começar e piorar com o tempo. Os sintomas mais comuns incluem:
- – Incapacidade de mover a cabeça normalmente
- – Dor no pescoço ou rigidez
- – Dor de cabeça
- – Ter um ombro mais alto que o outro
- – Músculos do pescoço inchados
- – Inclinação do queixo para um lado
Os sintomas dessa condição também podem variar dependendo do tipo de torcicolo. Os rostos de crianças com torcicolo congênito, por exemplo, podem parecer achatados e desequilibrados. Além disso, eles também podem ter atrasos na habilidade motora ou dificuldades com audição e visão.
No caso do torcicolo espasmódico, como é uma contração anormal do músculo de um lado do pescoço, as pessoas aparecem com a cabeça virada para um dos lados. Os músculos do pescoço e aqueles entre o pescoço e o ombro ficarão tensos e sensíveis, causando dor no pescoço.
O desvio dos olhos (crise oculogírica), onde os olhos inconscientemente olham para cima e a protrusão da língua (crise bucolingual), onde a língua se sobressai involuntariamente, também podem ocorrer.
Outros sintomas podem incluir dor no ombro, dor nas costas, cãibras no pescoço, rigidez muscular, dor muscular ou sensação de queimação.
Os ataques de torcicolo paroxístico benigno em bebês também podem ser acompanhados por sintomas como vômitos, irritabilidade e sonolência.
Quando devo procurar assistência médica devido a um torcicolo?
Em geral, o torcicolo agudo não apresenta risco de vida. Se os sintomas se limitarem à rigidez muscular e à dor, consulte um médico no prazo de um dia após o início.
No entanto, se você machucar o pescoço e contrair os músculos, vá imediatamente ao hospital. Outras condições médicas podem parecer torcicolos e necessitarão de atenção médica imediata. Qualquer pessoa que tenha espasmos dos músculos do pescoço envolvidos com a deglutição ou respiração ou com sintomas que possam envolver o sistema nervoso central deve ser avaliada.
Os seguintes sintomas sugerem lesão ou irritação no sistema nervoso central e devem ser tratados como uma emergência, especialmente se ocorrerem repentinamente:
- – Dificuldade para respirar ou engolir
- – Sensação de alfinetes e agulhas ou dormência nos braços e pernas
- – Incontinência urinária ou fecal
- – Fraqueza em seus braços e pernas
- – Fala prejudicada
- – Dificuldade para andar
Além disso, se o espasmo dos músculos do pescoço estiver associado a febre, glândulas inchadas, dor de cabeça, rigidez de nuca, inchaço na boca ou na língua ou dificuldade para engolir, procure atendimento médico imediatamente.
Como o torcicolo é diagnosticado?
O médico deverá perguntar detalhadamente sobre as possíveis causas do problema, enfatizando medicamentos específicos que você pode tomar. Além disso, deve ser feito um exame físico.
Quando há uma história de trauma, o médico pode fazer radiografias do pescoço para excluir uma fratura ou luxação dos ossos da coluna vertebral em seu pescoço. Muitas vezes, raios-X são suficientes para fazer essa determinação.
No entanto, em um pequeno número de casos, anormalidades ou condições preexistentes, por exemplo, a artrite degenerativa da coluna ou do pescoço podem exigir uma tomografia computadorizada.
Que médicos tratam o torcicolo?
Você pode ser inicialmente diagnosticado com torcicolo por médico, ou se o torcicolo é devido a uma lesão aguda, você pode ser diagnosticado por um especialista em medicina de emergência em um departamento de emergência do hospital. Bebês e crianças serão diagnosticados pelo seu pediatra.
Para mais cuidados, no entanto, você pode ser encaminhado a um especialista em medicina física e reabilitação (fisiatra) ou ortopedista especializado em distúrbios musculoesqueléticos e tratamento. Além disso, alguns tipos de torcicolo devido a condições neurológicas podem ser tratados por um neurologista.
Fisioterapia é, sobretudo, muitas vezes um tratamento primário para torcicolo e você pode visitar um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional para ajudar a trabalhar em exercícios de alongamento e força.
Em casos graves, quando a cirurgia é necessária, você pode consultar um cirurgião ortopédico ou um especialista em técnicas de estimulação cerebral, por exemplo.
Torcicolo quanto tempo dura?
O tempo de duração do torcicolo depende do seu tipo. Para casos mais leves, pode ser resolvido sem tratamentos e até 48 horas. Mas caso isso não ocorra, é aconselhável buscar ajuda médica para descartar outras condições de saúde que podem estar causando este problema.
Torcicolo o que fazer?
Geralmente, acorda-se com o torcicolo no pescoço, sentindo dor, rigidez e dificuldade para girar o pescoço. Nesse caso, deve-se acalmar, tomar algum relaxante muscular, aplicar calor no local e tentar fazer sua rotina normal. Se isso não for possível devido a dores e desconfortos, é aconselhável procurar um médico.
No entanto, se o torcicolo ocorre depois de uma lesão ou trauma no local, é indicado procurar ajuda médica imediatamente.
Como curar torcicolo?
Atualmente, não há como evitar o torcicolo. Porém, buscar alternativas de como melhorar torcicolo pode impedir que ele se agrave.
Você pode melhorar as formas congênitas dessa condição, alongando os músculos do pescoço. Nesse caso, se iniciado dentro de alguns meses de nascimento, pode ser muito bem sucedido. Se este ou outros tratamentos não funcionarem, a cirurgia pode, às vezes, corrigir o problema.
O seu médico pode tratar o torcicolo adquirido de acordo com a causa, se for conhecida. Os tratamentos para o torcicolo incluem:
- – Aplicação de calor
- – Massagem
- – Fisioterapia ou quiropraxia
- – Exercícios de alongamento
Seu médico pode recomendar algumas cirurgias, por exemplo:
- – Fusão de vértebras anormais
- – Alongamento dos músculos do pescoço
- – Cortar os nervos ou músculos
- – Usar estimulação cerebral profunda para interromper os sinais nervosos (usado apenas nos casos mais graves de distonia cervical)
Medicamentos podem ser úteis, eles podem incluir:
- – Relaxantes musculares
- – Medicamentos usados para tratar os tremores da doença de Parkinson
- – Injeções de toxina botulínica repetidas a cada poucos meses
- – Medicamentos para a dor
O que é bom para torcicolo?
O mais indicado nesse caso é, consequentemente, a busca por um tratamento. O tratamento para o torcicolo é direcionado para relaxar os músculos do pescoço contraídos envolvidos. Como visto no tópico anterior, os tratamentos incluem medicamentos, dispositivos físicos, toxina botulínica, fisioterapia, exercícios de alongamento e cirurgia.
Por outro lado, na maioria das pessoas, o torcicolo resolve-se em alguns dias a algumas semanas. Algumas pessoas sofrerão com problemas constantes no pescoço por meses ou anos. Porém, espasmos musculares insistentes no pescoço, podem requerer encaminhamento a um neurologista ou cirurgião.
Remédio para torcicolo
Se você sofre com torcicolo espasmódico ocasionado por lesão ou medicamentos, o medico pode recomendar relaxantes musculares e anti-inflamatórios. Estes agentes geralmente aliviam os sintomas completamente dentro de alguns dias.
Medicamentos comuns para tratar torcicolo agudo ou espasmódico incluem Benzatropina ou Difenidramina. Estes medicamentos são geralmente administrados no músculo ou através da veia. O médico pode adicionar relaxante muscular ou benzodiazepínicos, como Lorazepam ou Diazepam. As medicações são continuadas em sua forma oral por 48-72 horas para evitar sintomas recorrentes. Pacotes de gelo e massagem terapêutica também podem ser usados para alívio.
Para espasmos musculares crônicos do pescoço, um neurologista pode administrar uma injeção local de toxina botulínica A (Botox). Esta toxina vem da bactéria Clostridium botulinum e atua localmente para prevenir a contração muscular nos músculos em que é injetada. A toxina muitas vezes pode impedir o torcicolo de progredir e pode levar à recuperação completa.
Quando a cirurgia é uma opção para o torcicolo?
A cirurgia é reservada apenas para alguns casos seletivos. Neste tratamento, alguns dos nervos e/ou músculos do pescoço superior são seletivamente separados para evitar a contração muscular. O tratamento cirúrgico geralmente ajuda, mas frequentemente o pescoço retornará à sua posição de torção após vários meses. Raramente, a estimulação cerebral profunda é feita inserindo-se um fio no cérebro onde o movimento é controlado e, em seguida, enviando sinais elétricos para interromper os sinais cerebrais que causam o torcicolo.
Massagem para torcicolo
A massagem é outro tratamento eficaz a curto prazo em casa para espasmos no pescoço e torcicolo. A pressão para os músculos do pescoço pode promover relaxamento e aliviar a tensão, aliviando dores e rigidez. Um estudo de 2014 descobriu que o mesmo tratamento de massagem podem reduzir muito a dor no pescoço.
Você pode realizar uma massagem em casa, mas de maneira não muito forte, apenas pressionando levemente a palma da mão sobre os músculos do pescoço, no sentido dos ombros em direção às orelhas.
Além disso, você pode usar óleo de amêndoa doce ou algum creme hidratante durante a massagem, para ajudar a relaxar ainda mais os músculos. A massagem deve ser realizada nos ombros, pescoço, nuca e cabeça.
Ao finalizar a massagem, é indicado colocar uma compressa morna na região dolorida e deixar por cerca de 20 minutos.
Tratamentos caseiros para torcicolo
Depois de ter sido diagnosticado com torcicolo, existem alguns tratamentos caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas. Alguns são:
- – Deite e relaxe: Os sintomas muitas vezes desaparecem durante o sono, portanto, fazer uma pausa para se deitar de costas pode proporcionar alívio.
- – Toque no lado oposto do rosto, queixo ou pescoço. Isto engana o seu corpo e pode ajudar os espasmos a pararem temporariamente.
- – Aplique calor: Bolsas térmicas ou garrafas de água quente aplicadas no pescoço podem ajudar a aliviar os músculos tensos.
- – Técnicas de redução de estresse: Saiba o que causa estresse ou ansiedade, pois isso pode levar à tensão e ao agravamento dos sintomas.
Para crianças, o alongamento passivo (alongamentos feitos com a ajuda de um dos pais ou profissional da saúde) pode ser realizado. Em bebês, facilitar o movimento ativo pode ser útil, por exemplo, usando visões ou sons para fazer a criança virar a cabeça em uma determinada direção. Um fisioterapeuta irá recomendar outros exercícios e mostrar-lhe como fazê-los corretamente.
Os exercícios de fisioterapia para adultos com torcicolo podem incluir exercícios graduais (passo-a-passo) no pescoço. Você pode começar por tentar gradualmente mover sua cabeça um pouco mais em cada direção a cada vez. Então, tente manter sua cabeça na posição final por longos períodos de tempo.
No entanto, se você não puder realizar esses exercícios sozinho, pode fazer com que outra pessoa o ajude com movimentos passivos suaves. Faça seus exercícios várias vezes ao dia, na frente de um espelho, quando possível, para ver se conseguiu mover mais a cabeça. Consulte um fisiatra ou fisioterapeuta primeiro para obter instruções sobre como fazer movimentos e exercícios corretamente.
É possível evitar um torcicolo?
O torcicolo, infelizmente, pode ser muito difícil de se evitar, mas é possível tomar algumas atitudes para impedir que ele aconteça. Algumas dicas para isso são:
Mantenha-se em movimento
Permanecer em uma posição por muito tempo pode causar dores no corpo e, caso esteja numa postura errada, facilitar o surgimento do torcicolo. Na verdade, você deve procurar levantar-se ou mover-se a cada 30 minutos das posições sentada ou em pé.
Apesar de você poder preferir descansar nos primeiros dias depois de um torcicolo, entrar em uma rotina regular de exercícios pode ajudar a longo prazo. Tente fazer exercícios aeróbicos, como caminhar ou usar uma bicicleta ergométrica. Trabalhar na sua postura e fazer diferentes exercícios de movimento são outras boas opções.
Pratique boa postura
Olhe para si mesmo no espelho para ver se você está de pé ou sentado ereto. Se não, você pode estar forçando os músculos e ligamentos que suportam diferentes partes do seu corpo. Assim, poderá estar causando dores em diversas partes do corpo, além disso, alguns músculos podem estar enfraquecidos e favorecer lesões, assim como o torcicolo.
Estique-se
Levar tempo para esticar o pescoço a cada dia também pode ajudar a evitar lesões e o torcicolo. Antes de tentar qualquer um desses movimentos, considere procurar um profissional da área e pedir conselhos.
Prognóstico do torcicolo?
A prevenção do torcicolo pode não ser possível, mas o prognóstico para o torcicolo geralmente é bom. Para a maior parte das pessoas com torcicolo agudo, este estado sumirá em alguns dias ou semanas. Um pequeno número de pessoas apresentará problemas constantes durante meses ou anos.
Crianças com torcicolo muscular congênito, a fisioterapia normalmente funciona bem e a intervenção precoce pode prevenir problemas futuros.
A maioria das pessoas com torcicolo agudo é tratada com sucesso com medicação. Se uma droga causou o espasmo, seu uso deve ser interrompido.
O torcicolo espasmódico é tratado com sucesso com injeções locais de toxina botulínica A, em combinação com medicamentos.
Se essas medidas conservadoras forem mal sucedidas, pode-se tentar uma cirurgia nos nervos do pescoço. Após a cirurgia, muitas pessoas muitas vezes têm alívio inicial, mas após vários meses a condição pode reaparecer.
As complicações em caso de torcicolo integrar deformidade do pescoço e rigidez contínua do pescoço e dor. Esta tensão constante pode resultar em inchaço muscular e sintomas neurológicos devido à pressão sobre as raízes nervosas.
Em alguns casos, as pessoas com problemas crônicos de torcicolo e com bastante dor, podem ter dificuldade em realizar atividades diárias, podem não mais conseguir dirigir e podem desenvolver depressão.
- Links que recomendamos:
- Dicas para não deixar o torcicolo estragar seu dia
- Conselhos contra o torcicolo
- Causas da dor na nuca e como trata-las
Conclusão
O torcicolo é tratado como uma condição comum e sem grandes problemas, mas como vimos, suas causas são muitas e algumas exigem tratamentos com profissionais. Portanto, avalie bem quando estiver com torcicolo e, caso a condição não melhore após alguns dias, procure um médico.