Dicas sobre Saude

Terçol: o que é, como tratar e prevenir

Terçol é um problema comum que afeta várias pessoas. Geralmente não apresenta grandes risco e pode ser tratado facilmente. Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre o terçol, o que ele realmente é, quais seus sintomas e tratamentos desta condição.

O que é terçol?

O terçol ou hordéolo, é uma infecção comum em crianças. Sua manifestação se traduz em uma inflamação das glândulas sebáceas na base dos cílios, em forma de protuberância de cor avermelhada, que causa um bloqueio em uma das glândulas sebáceas das pálpebras. O terçol é muito semelhante a uma espinha ou acne e pode ocorrer mais de um ao mesmo tempo.

Esse problema pode formar-se dentro ou fora da pálpebra e, embora não seja perigoso, é bastante doloroso. O terçol pode ser externo ou interno. Externamente, geralmente se desenvolve nas glândulas de Zeis ou Moll, enquanto internamente, ocorre na glândula Meibômio, e é conhecido como calázio, ou chalázeo.

O que causa o terçol?

Há várias causas para o aparecimento do terçol. Geralmente, esse problema permite que as bactérias se multiplicam dentro das glândulas bloqueadas. Algumas razões para o desenvolvimento desse problema incluem:

Os diabéticos, imunodeprimidos ou ainda as pessoas sob tratamento à base de corticoides estão mais sujeitas a desenvolver terçol.

Quais são os sintomas mais comuns do terçol?

Os sintomas mais comuns do terçol são o lacrimejamento do olho irritado, sensação de areia nos olhos ou sensibilidade à luz. A dor é também um outro sintoma associado a esse problema, especialmente se este for interno. Em alguns tipos de terçol a recuperação é mais lenta, podendo não haver forma de drenar o abscesso e, portanto, podem aparecer visão turva e irritação. Outros sintomas são:

Estima-se que um terçol amadureça e estoure em 4 a 5 dias. Normalmente, ele desaparece sozinho em 1 ou 2 semanas, mas em caso de ausência de um tratamento apropriado pode reaparecer.

Diagnóstico

Na realidade, não é necessário nenhum exame especial para o diagnóstico do terçol, o especialista pode determinar a sua presença somente com um exame físico do local.

O que é bom para terçol?

Terçol pode ser tratado de várias maneiras, desde pomadas, colírios ou remédios e tratamentos caseiros. Os colírios e pomadas devem ser recomendados por um médico oftalmologista e são mais indicados quando o problema persiste por mais de 8 dias.

Uma pomada para terçol bastante indicado a Prednisona, assim como Terramicina. Elas são, geralmente, aplicadas de 4 a 6 vezes por dia após lavagem do olho com água morna, ou conforme a indicação de seu médico.

Em casos mais graves, em que pomadas e colírios não dão conta do problema, por exemplo no caso do terçol interno ou calázio, o oftalmologista pode decidir realizar uma cirurgia.

Terçol tratamento

Como dito, o tratamento inclui vários métodos. Os mais comuns são compressas quentes no olho afetado. O principal tratamento destina-se a facilitar a drenagem do abcesso.

Apesar do terçol poder desaparecer em alguns dias, o médico pode recomendar pomadas ou colírios que devem ser usados de 4 a 6 vezes por dia após lavagem do olho com água morna. No casos mais graves, o oftalmologista pode fazer uma pequena cirurgia feita com anestesia local, para fazer um corte e drenar o pus do abcesso.

Um tratamento caseiro para terçol consiste em usar compressas quentes feitas com chá de camomila. Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Para preparar basta colocar o sachê de camomila na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Após, molhe a compressa no chá e aplique sobre o terçol por cerca de 5 minutos. Repita o processo de 3 a 5 vezes ao dia.

Se o seu filho está com terçol, o melhor momento para o tratamento é durante a noite.

Como curar terçol?

Para curar esse problema de vez, além dos tratamentos que você possa estar fazendo, é recomendado seguir outras dicas para evitar uma piora e o aumento da infecção. Algumas dicas para ajudar a curar terçol são:

Prevenção

Agora que você já aprendeu como curar terçol, é preciso saber como preveni-lo. A prevenção é essencial para evitar todos os tipos de doenças. No caso do terçol, uma das primeiras recomendações é lavar as mãos. Em pessoas susceptíveis a esta doença é aconselhável realizar uma limpeza completa das bordas das pálpebras. É preciso também manter o controle de doenças associadas com a ocorrência do terçol, tais como anemia, diabetes, perturbações hormonais e outras, para reduzir o risco. O mesmo se aplica em casos de astigmatismo, miopia, inflamações dos olhos, alergias ou presbiopia.

Terçol é contagioso?

Muitas pessoas têm dúvidas se o terçol é contagioso, especificamente, essa condição não se propaga por contágio, pois trata-se de uma inflamação provocada pela obstrução de glândulas na pálpebra. No entanto, as vezes, uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, que está naturalmente presente na pele e mucosa, entra em contato com as glândulas das pálpebras e pode infeccionar o local, causando ainda mais dor e pus no local.

Quando está infeccionado, a bactéria que causa a infecção pode ser transmitida através de lágrimas ou contato com o terçol do paciente, podendo causar a contaminação do outro olho ou de outra pessoa. No entanto, normalmente, essa bactéria não provoca outras doenças, já que é muito comum em nossa flora bacteriana.

Quando consultar um médico?

O terçol normalmente pode ser curado com automedicação (com produtos naturais, incluindo compressas). Um farmacêutico pode também indicar alguns produtos livres de prescrição médica para tratar o terçol. É aconselhável procurar um médico em casos de terçol recorrentes.

Procure um médico em caso de:

Mais informações

Nem sempre é necessário visitar o seu médico em caso de terçol, mas você deve buscar ajuda de um especialista em casos de terçol externos, muito dolorosos ou que se desenvolvem em outros lugares. Se você sofre de terçol recorrentemente, também é aconselhável consultar um médico para que ele possa indicar o uso de antibióticos.