Bactrim contém uma combinação de sulfametoxazol e trimetoprim. Sulfametoxazol e trimetoprim são medicamentos antibióticos que tratam diferentes tipos de infecções causadas por bactérias. Bactrim é utilizado para tratar vários tipos de infecções causadas por microrganismos.
Bactrim bula
Apresentação de Bactrim
Uso oral. Uso adulto e pediátrico a partir de 12 anos de idade. Laboratório: Roche.
Bactrim® 400 mg + 80 mg em embalagem com 20 comprimidos.
Composição de Bactrim comprimido:
- – sulfametoxazol………… 400 mg
- – trimetoprima…………. 80 mg
- – Excipientes: docusato de sódio, estearato de magnésio, povidona e amidoglicolato de sódio
Para que serve o Bactrim
Este medicamento é uma combinação de dois antibióticos: sulfametoxazol e trimetoprim. É usado para tratar uma grande variedade de infecções bacterianas (infecções respiratórias, infecções de ouvido, infecções do trato urinário e renais, infecções de genitais, infecções de pele, bronquite, diarreia do viajante). Também é usado para prevenir e tratar um certo tipo de pneumonia (tipo pneumocystis).
Este medicamento não deve ser utilizado em crianças com menos de 2 meses de idade devido ao risco de efeitos secundários graves.
Este medicamento trata apenas certos tipos de infecções. Não funcionará para infecções virais (como a gripe). Uso desnecessário ou mau uso de qualquer antibiótico pode levar a sua eficácia diminuída.
Bactrim posologia
Tome Bactrim exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da receita. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou durante mais tempo do que o recomendado.
Agite a suspensão oral de Bactrim (líquido) bem antes de medir uma dose. Meça o líquido com uma colher de medição de dose especial ou copo de medicamento.
Use este medicamento durante todo o tempo prescrito. Seus sintomas podem melhorar antes que a infecção seja completamente eliminada. Mas não deixe de tomá-lo antes da dose recomendada, pois isso pode aumentar o risco de infecção adicional que é resistente a antibióticos. Bactrim não irá tratar uma infecção viral, como o resfriado comum ou gripe.
Beba bastante líquido para prevenir pedras nos rins enquanto estiver a tomar trimetoprim e sulfametoxazol.
Esta medicação pode causar resultados incomuns em certos exames médicos. Diga a qualquer médico que o trata que você está usando Bactrim.
Bactrim efeitos colaterais
O efeito colateral mais comum de Bactrim é náusea. Chame o seu médico se ela piora ou não desaparece, ou se você sentir:
- – Dor de estômago
- – Vômito
- – Anorexia ou perda de apetite
Alguns outros efeitos secundários comuns podem ser um sinal precoce de uma reação mais grave, por isso, se sentir os seguintes sintomas, pare de tomar a droga e contate o seu médico imediatamente:
- – Comichão
- – Erupção cutânea
- – Urticária
Bactrim está associado com numerosos efeitos secundários raros. Embora não sejam susceptíveis de exigir cuidados médicos, você deve informar o seu médico se tiver:
- – Dor de cabeça
- – Dor abdominal ou diarreia
- – Insônia
- – Cansaço leve
- – Fraqueza leve
Efeitos secundários graves de Bactrim. Informe o seu médico imediatamente ou receba ajuda médica de emergência se tiver:
- – Sintomas de resfriado ou gripe, gengivas inchadas, feridas dolorosas na boca, dor ao engolir, feridas na pele
- – Dor de garganta e tosse
- – Diarreia grave com sangue e prolongada que pode ocorrer com febre e cólicas no estômago
- – Febre ou calafrios
- – Problemas respiratórios
- – Hematomas incomuns
- – Amarelamento da pele e dos olhos (icterícia)
- – Dores articulares ou musculares
- – Pontos na pele que são roxos ou avermelhados (púrpura)
- – Palidez
- – Depressão
- – Baixos níveis de sódio no corpo, que causam dor de cabeça, confusão, fala irregular, fraqueza grave, vômitos, perda de coordenação, sensação de instabilidade
- – Problemas no fígado, que provocam dor no estômago superior, sensação de cansaço, urina escura, fezes de cor escura
- – Reação cutânea grave, que provoca sintomas como febre, dor de garganta, inchaço na face ou na língua, queimação nos olhos, dor na pele seguido de erupção cutânea vermelha e provoca bolhas e descamação
Precauções e avisos
Antes de tomar Bactrim, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a essas substâncias, ou se você tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre a sua história clínica, nomeadamente: doença renal, doença hepática, determinadas doenças do sangue (como porfíria, anemia devido a deficiência de vitamina folato), história de distúrbios sanguíneos causados por trimetoprim ou sulfamidas, deficiência de vitamina (folato ou ácido fólico), alergias graves, asma, diminuição da função da medula óssea (supressão da medula óssea), um determinado distúrbio metabólico, problemas na tireoide, desequilíbrios minerais (tais como alto nível de potássio ou baixo nível de sódio no sangue).
Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que utiliza (incluindo medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).
Este medicamento pode torná-lo mais sensível ao sol. Evite a exposição solar prolongada ou cabines de bronzeamento. Use protetor solar e roupas protetoras quando sair de casa.
Se você tem diabetes, este produto pode afetar seus níveis de açúcar no sangue. Verifique os níveis de açúcar no sangue regularmente, conforme indicado pelo seu médico. Informe imediatamente o seu médico se tiver sintomas de níveis baixos de açúcar no sangue. Seu médico pode precisar ajustar a medicação para o diabetes, seu programa de exercícios ou sua dieta.
Os adultos mais velhos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desta droga, especialmente reações cutâneas, distúrbios sanguíneos, sangramento fácil/hematomas e um alto nível de potássio no sangue.
Os doentes com AIDS podem ser mais sensíveis aos efeitos secundários deste fármaco, especialmente reações cutâneas, febre e doenças do sangue.
Esta medicação não é recomendada para uso durante a gravidez, especialmente perto do nascimento por causa de possíveis danos para o feto. Consulte o seu médico para obter mais detalhes.
Esta droga passa para o leite materno. Embora não tenha havido relatos de danos a lactentes saudáveis, ela pode ter efeitos indesejáveis em lactentes que estão doentes ou prematuros ou têm certos distúrbios (icterícia, níveis elevados de bilirrubina, deficiência de G6PD (Glicose-6-Fosfato Desidrogenase)). Portanto, a amamentação não é recomendada para lactentes com estas condições. Consulte o seu médico antes de amamentar.
Mais informações
Bactrim só deve ser administrado sob prescrição médica. Seu uso sem necessidade ou de forma errada pode causar vários efeitos colaterais desde leves a graves. Tome este medicamento conforme indicado por seu médico e não deixe de tomar mesmo que seus sintomas desapareçam.