As inflamações podem surgir em qualquer parte do corpo. A inflamação causa inchaço, vermelhidão e aquecimento dos tecidos, causando diversos desconfortos. Mas, como sempre, a natureza nos oferece ótimos elementos para cuidar da nossa saúde. Então, conheça agora alguns remédios caseiros para a inflamação.
A alimentação é o primeiro passo para reduzir a inflamação causada por toxinas, substâncias químicas e poluição. Um alto consumo de alimentos crus, hidratação adequada e chás de ervas e sucos de fruta pode melhorar significativamente a inflamação. Além disso, os alimentos com flavonoides, antioxidantes poderosos, como espinafre, mirtilos, morangos ou cebolas, reduzem a inflamação dos tecidos.
O abacaxi ou o mamão ajuda a combater o inchaço e a inflamação quando isso já ocorreu, graças a enzimas que eles contêm. Vai demorar entre dois a seis dias para reduzir a inflamação, se comermos um pedaço médio de qualquer um desses frutos todos os dias.
O consumo de ácidos graxos através da ingestão de peixe – arenque, cavala, salmão e sardinhas, água fria, a redução de gordura saturada e sal, evitar bebidas, cola, açúcar e farinha branca irão ajudar-na evitar inflamações.
Outros alimentos saudáveis que previnem a inflamação são azeite, nozes, sementes, cacau, menta, orégano, canela, alecrim, tomilho, aloe vera e estévia.
Cúrcuma é chamado a aspirina de Ásia, pois ele cura as feridas e trata doenças inflamatórias como artrite, além disso ela é também um potente antioxidante. Hoje os cientistas estão a investigar se é possível a cúrcuma para tratar o câncer e a doença de Alzheimer, embora seja ainda muito cedo para saber se isso é possível.
Gengibre geralmente é usado como um tempero para dar sabor a refeições, mas também tem um poderoso poder anti-inflamatório, ideal para pessoas com problemas gastrointestinais. Raiz de gengibre inibe os genes responsáveis pela criação de inflamação e pode ser consumido em forma de pó, refeições ou chá. Temos de ter cuidado porque pode aumentar o risco de sangramento, por isso temos de evitá-lo, se tomarmos medicamentos afinar o sangue.
Terapia de calor e frio, aplicada na área inflamada é também eficaz e simples, especialmente se ele é usado em estirpes ou entorses. O calor aumenta a flexibilidade e reduz o estresse e o frio entorpece os músculos e diminui a inflamação. Este método não é recomendado para pessoas com diabetes ou problemas circulatórios.
Além disso, a gordura corporal pode aumentar o risco de inflamação, hormônios, o que as pessoas com sobrepeso estão fora de controle, responsável pela regulação do sistema imune e inflamação. Além disso, o tecido adiposo produz substâncias químicas que causam a inflamação.