Os distúrbios do sono são muito mais comuns do que se imagina, algumas pessoas sofrem de insônia, até mesmo doenças crônicas, ocasionalmente, por passarem noites inteiras sem descansar ou poder dormir, e isso pode levar a várias alterações no organismo.
Nestes casos, é preciso fazer algumas reformas na alimentação e adicionar mais hidratos de carbono, porque eles produzem triptofano para o cérebro, que se transforma em serotonina, que possui funções diversas como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do sono. Podemos obtê-la a partir da batata, arroz, cereais integrais, frutas e vegetais, também é recomendado alimentos ricos em vitamina B, que fortalecem o sistema nervoso, como o leite e seus derivados, ou nozes.
Quanto às bebidas que podemos consumir para tratar a insônia, um bom copo de leite adoçado e morno antes de dormir ativa a serotonina, infusões de lúpulo, maracujá, lavanda, erva-cidreira e tília, ajudam a dormir.
Além disso, nós recomendamos evitar uma vida sedentária, obesidade, ansiedade, estresse, não realizar exercícios no final da tarde ou noite, porque isso pode ser cansativo ou te empolgar em excesso, e fará com que você pegue no sono mais tarde ou até mesmo durante a madrugada, se possível, evitar ver televisão na cama.