A queimadura solar ocorre quando a exposição ao sol for superior a capacidade da melanina, que protege a pele, esta tolerância aos raios solares pode variar de uma pessoa para outra, mas é mais elevada em pessoas com pele escura e mais baixa em pessoas com pele mais clara.
A melanina é um protetor natural da pele. Ela é o pigmento que protege a pele da radiação ultravioleta do sol. É produzida pelos melanócitos e sua síntese é animada por exposição direta da pele à luz solar.
Quais são os sintomas da queimadura solar?
A queimadura solar não aparece imediatamente, ela se manifesta dentro de algumas horas, os sintomas são vermelhidão e dor, e se agravam entre 6 e 48 horas após a exposição ao sol.
Naquelas queimaduras mais graves se apresentam bolhas, podem existir inflamação da pele, principalmente nos membros inferiores, e pode ocorrer febre. A descamação da pele morta começa entre 3 e 8 dias após a exposição.
Prevenção para queimaduras solares.
Queimaduras solares podem apresentar-se em qualquer época do ano, nos meses de verão a radiação solar é maior, mas na primavera o sol é muito quente e a exposição prolongada pode causar queimaduras graves.
Nos meses de inverno, a prática de esportes de inverno em altitudes elevadas causa lesões na pele se não houver uma proteção adequada.
É aconselhável proteger-se com roupas leves, de cor clara, que melhor refletem o sol, cobrir a cabeça com um chapéu e proteger os olhos com óculos de sol.
Se você quiser tomar banho de sol, a primeira sessão deve ser de curta duração, entre 10-15 minutos e ir aumentando o tempo de exposição na medida em que a pele for escurecendo.
Tome sol nas primeiras horas do dia ou no final da tarde, sempre evitar o meio do dia, das 11 ás 17 horas e aplicar protetor solar antes e depois do banho de sol.
Existem filtros solares que protegem a pele da radiação ultravioleta UVA e UVB. Os dois são responsáveis pela queimadura solar. É aconselhável o uso de filtros solares de FPS 30 ou superior.
O que fazer para tratar uma queimadura de sol?
O tratamento de queimaduras solares reduz os efeitos do calor sobre a pele, ajuda a aliviar a dor e prevenir a infecção. Os casos graves necessitam de atenção médica.
Existem algumas orientações a seguir em caso de queimaduras solares: