Na década de 1940, em um dos maiores atos do mundo de desobediência civil, Mahatma Gandhi passou 21 dias sem comer, sobrevivendo apenas com base em goles ocasionais de água.
Gandhi estava com quase 70 anos na época, e muito magro, mas ele sobreviveu à greve de fome, sem qualquer dano aparente. Na verdade, ele viveria mais quatro anos antes que sua vida fosse tirada por um fanático religioso.
Em um outro caso, Rita Chretien, a mulher do ano 56 AC que sobreviveu quase 50 dias no deserto de Nevada, sobrevivia, segundo se crê, com base em uma pequena quantidade de neve derretida e sobras de alimentos, o que levanta a questão: quanto tempo uma pessoa pode viver sem comida e água?
É uma questão que mentes questionadoras têm estudado por 1.000 anos ou mais, quase uma desde que as greves de fome foram inventadas.
Não há respostas precisas
Aminatou Haidar, às vezes chamado de Gandhi do Sahára Ocidental, foi submetido a uma greve de fome por 32 dias em 2009 para protestar contra a sua expulsão de sua terra natal por causa de seu ativismo.
De um modo geral, o corpo humano pode passar dois ou três dias sem água e muitas vezes é podemos ver em guias de sobrevivência que podemos ficar de 30 a 40 dias sem qualquer tipo de alimento (muitas dessas diretrizes também desencorajam as pessoas a procurar comida em plantas selvagens ou arbustos, por causa dos efeitos colaterais que pode causar).
Uma questão de prioridades
A água é claramente o requisito mais importante para que possa haver vida. Precisamos de cerca de 8 a 10 copos de água para repor o que nossos corpos perdem a cada dia.
A falta de líquido causa problemas com a função renal em poucos dias, especialmente se uma pessoa está ativa.
A vantagem das mulheres
Quando se trata de comida, a maioria dos médicos acreditam agora que as mulheres podem sobreviver mais tempo sem alimento do que os homens, porque as mulheres tendem a ter mais gordura e menos massa muscular, e isso dá um estoque maior de calorias para queimar quando ficam sem comer.
Ainda assim, a fome tem seus efeitos sobre o corpo e seus órgãos internos, como os sobreviventes a campos de concentração demonstraram claramente.
Em termos puramente científicos, a greve de fome de 1.981 presos políticos do IRA na Irlanda do Norte, provavelmente produziu o mais útil do que o corpo humano moderno pode suportar.
A final, 10 presos morreram depois de serem submetidos a ficar entre 46 e 73 dias sem alimento. A maioria estava em um estado razoável de saúde.
Mas como o Dr. Alan Lieberson relatou na revista Scientific American, há alguns anos, “o tempo de sobrevivência sem comida é fortemente influenciado por fatores como o peso corporal, a variação genética, outras considerações de saúde e, acima de tudo, presença ou ausência de desidratação”.
Assim, em caso de dúvida quanto tempo podemos sobreviver sem comida ou água, o melhor é seguir o conselho de guias de sobrevivência, e nunca arriscar ficar mais do que dois ou três dias sem água, e 30 ou 40 dias sem comida. Uma vez que é uma questão de saúde tão importante.