A centelha asiática é uma erva medicinal que é amplamente utilizada na Ásia e que pouco a pouco esta começando a ser usada no ocidente. As propriedades da centelha asiática devem-se principalmente para as saponinas triterpenoides e incluem uma variedade de benefícios, como a cura, para tratar de problemas como eczema, psoríase, diarreia, febre, amenorreia, entre outros.
Benefícios de centelha asiática
A centelha asiática é um adaptogen, isto é, um tônico multiuso, capaz de curar uma ampla variedade de problemas.
O índios antigos mascavam folhas de dois por dia para evitar o envelhecimento. Isso ocorre porque essa planta melhora a produção de colágeno, melhorando significativamente a firmeza e a elasticidade da pele.
A centelha asiática proporciona efeitos benéficos anti stress, eliminando a ansiedade devido à sua ação de relaxamento do sistema nervoso. Isso também pode ajudar aqueles que têm dificuldade para dormir, pois relaxa e, portanto, melhora muito o sono.
Ao mesmo tempo, ela melhora a circulação do sangue, estimula o crescimento do cabelo e das unhas e é muitas vezes usada contra a artrite e em tratamentos para melhorar a aparência das varizes, pois melhora muito a circulação sanguínea. Ele também é usado para tratar reumatismo, melhorar as habilidades cognitivas e reduzir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, estudos com mulheres com esclerodermia mostraram que essa planta serve para reduzir a dor causada pela doença.
A centelha asiática tem efeitos diuréticos, por isso é especialmente útil para pessoas com pressão arterial elevada ou retenção de água.
Efeitos colaterais da centelha asiática
A centelha asiática consumida por via oral não mostrou nenhum efeito colateral, mas ela não deve ser consumida durante a gravidez e nem por crianças. Além disso, o uso tópico pode produzir dermatite.
Em alguns casos pode causar dor de cabeça, interagir com drogas hipoglicemiante ou causar danos ao fígado, especialmente se for utilizada por um longo período de tempo.