O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago e que é responsável pela produção de enzimas e hormônios, como a insulina, responsável pela regulação dos níveis de açúcar no sangue. O seu funcionamento adequado é vital para prevenir a diabetes, por exemplo.
Uma das melhores formas de fazer com nosso organismo funcione corretamente, é através de uma boa alimentação, uma rotina diária de exercícios e um bom descanso… Mas se algo anda errado com nossa saúde, as plantas medicinais podem ser grandes aliadas para recuperar-se de maneira natural. E hoje nós apresentamos a vocês algumas plantas medicinais para um bom funcionamento do pâncreas.
Plantas para cuidar do pâncreas
Algumas das plantas mais utilizadas para melhorar o funcionamento do pâncreas são:
– Manjericão
– Chá verde
– Cogumelo Reishi
– Pimenta
– Absinto (planta também conhecida como losna)
Você deve preparar um chá utilizando alguma dessas plantas. No entanto, existem outras opções da medicina tradicional chinesa, que são bastante recomendas, como:
– Alcaçuz
– Peônia
– Gengibre
– Ginseng asiático
– Casca de canela chinesa
Dicas para um bom funcionamento do pâncreas
Para evitar algumas doenças como o câncer de pâncreas, a primeira coisa a se fazer é moderar o consumo de açúcar e farinha refinada, remova os alimentos fritos e, em vez disso, prefira os cozidos. Incorpore também em sua dieta alimentos ricos em fibras, vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor e couves de Bruxelas.
A dieta e os alimentos que ingerimos, são muito importantes para manter um pâncreas saudável, você deve evitar alimentos condimentados, pois podem dificultar a digestão. Por outro lado, alimentos com sabores amargos e ácidos são excelentes na estimulação da produção de sucos digestivos, que auxiliam no trabalho desse órgão.
É importante evitar o consumo excessivo de álcool e abandonar o cigarro, que serve não só para cuidar do pâncreas, mas que é um benefício para todo o organismo.
Mais informações
Se você suspeitar de problemas no pâncreas, procure imediatamente um médico para determinar a causa e estabelecer a forma de combater esta doença ou qualquer outra.