A obesidade está aumentando rapidamente em todo o mundo, no entanto, o foco é a população infantil, o que pode impedir a sua ocorrência. É fundamental observar para isso, há períodos em maior risco de desenvolver obesidade infantil.
Nos seguintes períodos que coincidem com o aumento do crescimento do tecido adiposo no corpo das crianças, deve ter cuidado, porque é justamente quando há maior risco de desenvolver obesidade na infância:
Primeiro ano de vida: Neste momento adipócitos aumenta significativamente de tamanho e pode ser um possível gatilho para a obesidade.
Entre 5 a 7 anos: Este período é chamado de “salto de adipócitos” e coincide com um momento em que as crianças não só aumentam o número de células de gordura em seu corpo, mas também aumentam de tamanho.
Puberdade: Neste momento o corpo aumenta o número de adipócitos no tecido adiposo, portanto, também deve ter cuidado, pois é arriscado para o desenvolvimento do período de obesidade.
Considere estes períodos para acompanhar de perto o crescimento das crianças é fundamental para a prevenção da obesidade infantil. Claro que é de grande importância atender ao estilo de vida, ser saudável, desde o nascimento e não só, pode impedir o desenvolvimento da obesidade nestes períodos de maior risco.