Paracetamol ou acetaminofeno (Tylenol) é um analgésico utilizado para tratar dor leve e febre. Esta droga está disponível de várias formas incluindo a cápsula oral, solução oral, supositório, solução de gotas orais, solução injetável, suspensão oral, suspensão oral gotas, entre outras.
Este medicamento é utilizado para tratar a dor leve a moderada (dores de cabeça, períodos menstruais, dores de dente, dores nas costas, osteoartrite, dores musculares, dores associadas a resfriados comuns) e para reduzir a febre.
Paracetamol bula
Apresentação de Paracetamol
Uso Oral. Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. Laboratório: Medley.
Composição de Paracetamol de 750 mg.
Cada comprimido revestido contém:
- – paracetamol: 750 mg
- – excipientes q.s.p.: 1 comprimido (ácido esteárico, amido, crospovidona, povidona, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol)
Paracetamol posologia
Siga todas as instruções do seu médico e da bula. Se tiver dúvidas sobre qualquer informação, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Existem muitas marcas e formas de paracetamol disponíveis. Leia as instruções de dosagem cuidadosamente para cada produto porque a quantidade de paracetamol pode ser diferente. Nunca tome mais do que o recomendado.
Se você está dando paracetamol a uma criança, certifique-se de usar um produto que é destinado a crianças. Use o peso do seu filho para encontrar a dose certa. Se você não sabe o peso do seu filho, você pode usar sua idade.
Para suspensões, agite bem a medicação antes de cada dose. Alguns líquidos não precisam ser sacudidos antes do uso. Siga todas as instruções do medicamento. Meça a medicação líquida com a colher doseadora ou conta-gotas para garantir que você tenha a dose correta.
Para comprimidos de dissolução rápida, mastigue ou permita que dissolvam na língua, em seguida, engula com ou sem água. Para comprimidos mastigáveis, mastigue completamente antes de engolir.
Não esmague ou mastigue comprimidos de libertação prolongada. Fazer isso pode liberar todo o medicamento de uma só vez, aumentando o risco de efeitos colaterais. Além disso, não divida os comprimidos, a menos que eles tenham uma linha de pontuação e seu médico ou farmacêutico lhe dizer para fazê-lo. Engula o comprimido inteiro ou dividido sem triturar ou mastigar.
Para comprimidos efervescentes, dissolva a dose na quantidade recomendada de água, em seguida, beba.
As medicações funcionam melhor se elas são utilizadas nos primeiros sinais de dor. Se você esperar até que os sintomas tenham piorado, a medicação pode não funcionar tão bem.
Não tome este medicamento para febre por mais de 3 dias, a menos que indicado pelo seu médico. Para adultos, não tome este produto para a dor por mais de 10 dias (5 dias em crianças) a menos que indicado por seu médico. Se a criança tiver dor de garganta (especialmente com febre alta, dor de cabeça ou náuseas e vômitos), consulte o médico imediatamente.
Informe o seu médico se a sua condição persistir ou piorar ou se desenvolver novos sintomas. Se você acha que pode ter um problema médico grave, procure ajuda médica imediatamente.
Paracetamol efeitos colaterais
Esta droga geralmente não tem efeitos colaterais. Se tiver quaisquer efeitos incomuns, contate o seu médico ou farmacêutico prontamente. Efeitos secundários que você deve reportar ao seu médico ou profissional de saúde são:
- – Reações alérgicas raras como erupções cutâneas, comichão ou urticária, inchaço da face, lábios ou língua
- – Problemas respiratórios
- – Febre ou dor de garganta
- – Vermelhidão, formação de bolhas ou descamação da pele, incluindo dentro da boca
- – Dificuldade em urinar ou alteração na quantidade de urina
- – Sangramento ou hematoma incomum
- – Fraqueza ou cansaço
- – Amarelecimento dos olhos ou da pele
Efeitos secundários que normalmente não requerem atenção médica (informe o seu médico ou profissional de saúde se continuarem ou forem incômodos) são:
- – Dor de cabeça
- – Náusea, dor de estômago
Paracetamol dengue
A Anvisa recomenda o uso de dipirona ou paracetamol para tratar os sintomas da dengue. Para o tratamento da dengue, não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
Avisos e precações
Antes de usar este produto, informe o seu médico ou farmacêutico a sua história médica, especialmente de: doença hepática, uso regular e/ou abuso de álcool.
Você não deve tomar paracetamol se você for alérgico a ele, ou se você tiver doença hepática grave. Não tome este medicamento sem o aconselhamento de um médico se já teve alguma doença hepática alcoólica (cirrose).
Seu médico determinará se o paracetamol é seguro para você usar durante a gravidez. Não utilize este medicamento sem o aconselhamento do seu médico se estiver grávida.
O paracetamol pode passar para o leite materno e pode prejudicar a saúde do bebê. Informe o seu médico se estiver a amamentar.
Não administre este medicamento a uma criança com menos de 2 anos sem o aconselhamento de um médico.
- Links que recomendamos:
- Como baixar a febre: 7 remédios caseiros mais eficazes
- Alimentos que ajudam a curar a dor de cabeça
- Quando chamar o médico por uma dor de cabeça?
Mais informações
Este medicamento, geralmente, é seguro, mas é preciso seguir as recomendações de seu médico e as orientações presentes na bula. Se seu problema não melhorar com o passar do tratamento ou seus sintomas piorarem, procure ajuda médica.