Dicas sobre Saude

Para que serve e quais os efeitos colaterais da Dexametasona

Hoje vamos falar um pouco sobre a dexametasona, um medicamento usado popularmente para tratar alergias e alguns tipos de inflamações, pode ser encontrado em diversas formas e nomes diferentes. Ao longo deste artigo você irá conhecer suas bulas, como pode ser usado, indicações e efeitos colaterais.

Dexametasona bula

Dexametasona elixir

Apresentação para dexametasona xarope:

Uso oral. Uso adulto e pediátrico. Laboratório: Medley

Elixir: embalagem contendo frasco de 120 mL, acompanhada de copomedida de 10 mL graduado.
Cada 5 mL do exilir contém:

Dexametasona pomada

Apresentação de acetato de dexametasona:

Uso tópico. Uso Adulto e Pediátrico. Laboratório: Teuto

Creme 1mg/g

Embalagens contendo 1, 25, 50 e 100 bisnagas com 10g.
Embalagens contendo 1, 25, 50 e 100 bisnagas com 15g.

Cada grama do creme contém:

Dexametasona injetável

Apresentação de fosfato dissódico de dexametasona

Uso injetável. Uso adulto e pediátrico. Laboratório: Teuto

Solução injetável 2mg/mL

Embalagens contendo 1 a 100 frascos-ampola com 1mL.
Embalagem contendo 1 ampola com 1mL.

Cada mL da solução injetável 2mg/mL contém:

Solução injetável 4mg/mL

Embalagens contendo 1 e 100 frascos-ampola com 2,5mL.
Embalagens contendo 1, 5, 6, 100 e 120 ampolas com 2,5mL.

Cada mL da solução injetável 4mg/mL contém:

Dexametasona comprimido

Apresentação de Dexametasona

Uso oral. Uso adulto e pediátrico. Laboratório: Teuto.

Composição do comprimido dexametasona 4mg

Cada comprimido contém:

Dexametasona colírio

Apresentação de decadron colírio

Uso ocular. Uso adulto e pediátrico.Laboratório: Aché

Solução ocular (colírio) em frasco com 5 mL de solução estéril

Cada mL (30 gotas) contém:

O que é Dexametasona?

Dexametasona é um glicocorticoide sintético com potentes efeitos anti-inflamatórios que impedem a liberação de substâncias no corpo que causam inflamação. A dexametasona é usada para tratar várias condições diferentes, tais como doenças alérgicas, doenças da pele, colite ulcerativa, artrite, lúpus, psoríase, conjuntivite ou distúrbios respiratórios.

Para que serve dexametasona?

Dexametasona é um medicamento de prescrição usado para o tratamento de afecções alérgicas e inflamatórias. Está disponível como um comprimido oral, creme tópico, solução oral ou gotas para os olhos. Ele também está disponível como uma solução injetável, que é dado apenas por um prestador de cuidados de saúde. Também está disponível como um medicamento genérico.

Dexametasona indicações

Dexametasona pode ser indicado para tratar as seguintes condições:

Como funciona a dexametasona?

Dexametasona pertence a uma classe de drogas chamadas esteroides. Esteroides como a dexametasona ajudam a bloquear a resposta do sistema imunológico à inflamação, o que ajuda a prevenir esse dano.
Para pessoas com insuficiência adrenal, dexametasona é usado para substituir a falta de hormônios. A glândula adrenal ajuda a controlar certas funções do corpo. Estes incluem o controle de glicose no sangue, combate a infecção e controle do estresse. Em pessoas com insuficiência adrenal, a glândula adrenal libera quantidades inferiores de certos hormônios. Dexametasona ajuda a substituir esses hormônios.

Dexametasona serve para tosse?

Sim, porém somente com recomendação médica em casos de tosses secas alérgicas e persistentes. Consulte seu médico antes de tomar este medicamento.

Dexametasona posologia

Tome dexametasona exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da receita. Seu médico pode ocasionalmente alterar a dose para se certificar que você obtenha os melhores resultados. Não utilize este medicamento em quantidades maiores ou menores ou durante mais tempo do que o recomendado.

As suas necessidades de dose podem mudar se tiver estresse incomum, uma doença grave, febre ou infecção, ou se tiver passado por uma cirurgia ou uma emergência médica. Informe seu médico sobre qualquer situação que afete a você.

Esta medicação pode causar resultados incomuns com certos exames médicos. Informe o seu médico que está a tomar dexametasona.

Não pare de usar este medicamento de repente, ou você pode ter sintomas de abstinência desagradáveis. Pergunte ao seu médico como parar de usar este medicamento com segurança.

Existem várias formas disponíveis desse medicamento, tais como dexametasona comprimido, dexametasona creme (pomada dexametasona), solução oral e solução oftalmológica. Use cada uma conforme orientação de seu médico e siga as instruções da bula.

Em qualquer visita a um médico, avise que está tomando um medicamento esteroide, como a dexametasona

Dexametasona efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais comuns que podem ocorrer com este fármaco na forma de uso oral incluem:

Se esses efeitos são leves, podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se forem mais graves ou não forem embora, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Efeitos colaterais mais graves

Chame imediatamente o seu médico se tiver efeitos secundários graves, que podem incluir o seguinte:

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos secundários. Se notar outros efeitos não mencionados acima, contate imediatamente seu médico ou farmacêutico.

Precauções e avisos

Antes de tomar dexametasona informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a dexametasona ou outros corticosteroides (por exemplo, prednisona), ou se você tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas.

Informe o seu médico sobre todas as suas condições médicas e todos os medicamentos que está a utilizar. Existem muitas outras doenças que podem ser afetadas pelo uso de esteroides, e muitos outros medicamentos que podem interagir com esteroides.

Dexametasona pode enfraquecer seu sistema imunológico, tornando mais fácil para você obter uma infecção ou piorar uma infecção que você já tem ou teve recentemente. Informe o seu médico sobre qualquer doença ou infecção que tenha tido nas últimas semanas.

Usar corticosteroides por muito tempo pode dificultar o seu corpo responder ao estresse físico. Portanto, antes de se submeter a uma cirurgia ou tratamento de emergência, ou se tiver uma doença ou lesão grave, informe o seu médico ou dentista que está a tomar este medicamento ou que tenha utilizado este medicamento nos últimos 12 meses.

Informe o seu médico imediatamente se desenvolver cansaço ou perda de peso incomum ou extremo. Se você estiver usando este medicamento por um longo tempo, avise o médico ou qualquer outro profissional da saúde em caso de uma consulta ou visita hospitalar por algum motivo.

Não receba uma vacina “viva” enquanto estiver a tomar este medicamento. As vacinas podem não funcionar tão bem enquanto estiver a tomar um esteroide.

Evite o contato com pessoas que têm varicela ou sarampo, a menos que você já tenha tido essas doenças (por exemplo, na infância). Se estiver exposto a uma destas infecções e não a tiver previamente, procure assistência médica imediata.

Limite às bebidas alcoólicas enquanto toma este medicamento para diminuir o risco de sangramento estomacal ou intestinal.

Se você tem diabetes, esta droga pode tornar mais difícil controlar seus níveis de açúcar no sangue. Monitore os níveis de açúcar no sangue regularmente e informe o seu médico dos resultados. Seu remédio, plano de exercícios ou dieta podem precisar ser ajustados.

Esta droga pode te deixar tonto. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija vigilância até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança.

Não pare de usar dexametasona de repente, ou você pode ter sintomas de abstinência desagradáveis. Converse com seu médico sobre como evitar os sintomas de abstinência ao parar a medicação.

Para se certificar de que a dexametasona é segura para si, informe o seu médico se tiver:

Populações especiais também devem ser cautelosas quanto ao uso de dexametasona. Avise seu médico se você se encaixa em alguma situação abaixo:

Contate seu médico imediatamente se você desenvolver uma doença nova ou se houver piora em seus sintomas ao tomar dexametasona. Além disso, ligue imediatamente para seu médico se ficar gravida enquanto estiver a tomar este medicamento.

Dexametasona preço

O preço da dexametasona pode variar de R$ 5,00 a 20,00 dependendo da drogaria adquirida e de sua forma de apresentação.

Conclusão

Use este medicamento conforme indicado por seu médico. A sua dose deve ser diminuída ao longo do tempo para evitar efeitos colaterais de uma possível retirada abrupta. Não pare de tomar dexametasona a não ser que o seu médico lhe diga.