A paroxetina (Pondera) é um antidepressivo em um grupo de medicamentos denominados inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). A paroxetina afeta substâncias químicas no cérebro que podem estar desequilibradas em pessoas com depressão, ansiedade ou outros distúrbios.
Paroxetina bula
Apresentação de cloridrato de paroxetina 20 mg. Uso oral e adulto. Laboratório: Medley.
Composição de cloridrato de paroxetina
- – cloridrato de paroxetina ………… 22,8 mg (correspondente a 20 mg de paroxetina base)
- – excipientes q.s.p. ……………….. 1 comprimido (estearato de magnésio, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, amidoglicolato de sódio, dióxido de titânio, macrogol, hipromelose, polissorbato 80)
Paroxetina para que serve
O cloridrato de paroxetina é usado por adultos para tratar depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, ataques de pânico e distúrbio disfórico pré-menstrual. Paroxetina também pode ser usada para ajudar homens que sofrem de ejaculação precoce.
Este medicamento funciona aumentando a quantidade de serotonina que seu corpo faz e libera em seu cérebro. A serotonina ajuda com sintomas de depressão, compulsões, estresse, ansiedade e ondas de calor.
Paroxetina posologia
Tome paroxetina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções em seu rótulo de prescrição. Seu médico pode ocasionalmente alterar sua dose para garantir que obtenha os melhores resultados. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais do que o recomendado.
Não esmague, mastigue ou quebre um comprimido de liberação prolongada. Engula-o inteiro. Agite bem a suspensão oral (líquido) antes de medir uma dose. Meça o medicamento líquido com o objeto de dosagem fornecida, ou com uma colher de dose especial ou copo de medicamento.
Pode levar até 4 semanas antes de seus sintomas melhorarem. Continue usando a medicação como indicado e informe o seu médico se seus sintomas não melhorarem.
Não pare de usar paroxetina de repente, ou você pode ter sintomas de abstinência desagradáveis. Pergunte ao seu médico como parar de usar paroxetina com segurança. Siga as instruções do seu médico sobre diminuir a dose.
Paroxetina engorda
A paroxetina é muito relacionada com o aumento de peso, e isso pode mesmo ocorrer em pessoas que fazem uso da droga, no entanto, nem todas as pessoas sofrem deste efeito colateral e ele também pode não ser muito pronunciado.
O ganho de peso descrito a este medicamento ocorre por ele ser um inibidor da recaptação de serotonina, fármacos dessa classe estão relacionados com o aumento da fome, principalmente de doces, o que pode levar o ganho de peso.
Para evitar esse efeito adverso, tente manter um alimentação saudável e pratique atividades físicas aos usar paroxetina.
Paroxetina efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais frequentes do comprimido oral de paroxetina, comprimido oral de libertação prolongada e solução oral podem incluir:
- – Náusea
- – Sonolência
- – Fraqueza
- – Tontura
- – Ansiedade ou insônia
- – Ejaculação retardada
- – Diminuição do desejo sexual
- – Impotência
- – Sudorese
- – Tremeres
- – Diminuição do apetite
- – Boca seca
- – Prisão de ventre
- – Infecção
Se esses efeitos forem leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se eles são mais graves ou não desaparecem, fale com seu médico ou farmacêutico.
Ligue imediatamente para o seu médico se tiver efeitos colaterais graves, que podem incluir os seguintes:
Mudanças de humor, ansiedade ou comportamento, tais como:
- – Depressão nova ou agravada
- – Ansiedade nova ou piorada ou ataques de pânico
- – Pensamentos sobre suicídio ou morte
- – Tentativa de suicídio
- – Agir com impulsos perigosos
- – Agir de maneira agressiva ou violenta
- – Agitação, inquietação, raiva ou irritabilidade
- – Insônia
- – Aumentar a atividade ou falar mais do que o normal
Síndrome de Serotonina ou reações neurolépticas de síndrome maligna. Os sintomas podem incluir:
- – Agitação, alucinações, coma, confusão e dificuldade em pensar
- – Problemas de coordenação ou espasmos musculares (reflexos hiperativos)
- – Rigidez muscular
- – Batimento cardíaco acelerado
- – Pressão sanguínea alta ou baixa
- – Sudorese
- – Febre
- – Náuseas, vômitos ou diarreia
Problemas oculares, tais como:
- – Dor nos olhos
- – Mudanças na visão
- – Inchaço ou vermelhidão em ou ao redor de seus olhos
Reações alérgicas graves. Os sintomas podem incluir:
- – Problemas respiratórios
- – Inchaço do rosto, língua, olhos ou boca
- – Erupção cutânea
- – Coceiras (urticária)
- – Bolhas
- – Febre
- – Dor nas articulações
- – Hemorragia anormal
Episódios maníacos. Os sintomas podem incluir:
- – Energia aumentada
- – Problema grave para dormir
- – Devaneios
- – Comportamento imprudente
- – Ideias invulgares
- – Felicidade excessiva ou irritabilidade
- – Falar mais ou mais rápido do que o normal
- – Mudanças no apetite ou em peso
Baixos níveis de sódio. Os sintomas podem incluir:
- – Dor de cabeça
- – Fraqueza
- – Confusão, problemas de concentração ou pensamento ou problemas de memória
Fratura óssea. Os sintomas podem incluir:
- – Dor óssea inexplicável
- – Ternura
- – Inchaço
- – Contusões
A paroxetina é parte de uma classe de medicamentos denominados inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Os ISRS podem causar ou aumentar pensamentos e comportamentos suicidas. O risco é especialmente elevado durante os primeiros meses de tratamento, ou após uma alteração na dosagem. Jovens adultos estão em maior risco para esses sintomas. Entre em contato com seu médico imediatamente se você tiver alguma alteração inesperada ou repentina em comportamentos, pensamentos ou humor ao tomar este medicamento.
Precauções e avisos
Antes de tomar paroxetina, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico a ele ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: história pessoal ou familiar de desordem bipolar ou maníaca-depressiva, história pessoal ou familiar de tentativas suicídio, doença cardíaca, hipertensão arterial, história de AVC, problemas de fígado e nos rins, convulsões, baixo teor de sódio no sangue, úlceras intestinais e doença da úlcera péptica, ou problemas hemorrágicos, história pessoal ou familiar de glaucoma.
Esta droga pode causar tonturas, sonolência ou visão turva. Não conduza, use máquinas ou faça qualquer atividade que exija alerta ou visão clara até ter certeza de que pode realizar essas atividades com segurança. Evite bebidas alcoólicas.
Antes de ter uma cirurgia, informe seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).
Você não deve usar paroxetina se você também está tomando pimozide ou tioridazina, ou se você está sendo tratado com injeção de azul de metileno. Não use paroxetina se você usou um inibidor de MAO nos últimos 14 dias.
Não dê paroxetina a qualquer pessoa com menos de 18 anos sem o conselho de um médico. Este medicamento não está aprovado para uso em crianças.
Casos especiais que merecem cautela e atenção quanto ao uso deste medicamento, incluem:
- – Pessoas com glaucoma: A paroxetina pode dilatar suas pupilas, o que pode desencadear um ataque de glaucoma. Notifique o seu médico se tiver glaucoma antes de tomar este medicamento.
- – Pessoas com distúrbio bipolar: Tome cuidado ao tomar este medicamento se você tiver transtorno bipolar. Tomar paroxetina sozinho pode desencadear um efeito maníaco.
- – Pessoas com convulsões: Tome este medicamento com cuidado se você tiver um histórico de convulsões. Se ocorrerem convulsões enquanto você toma este medicamento, deve parar de tomar e entrar em contato com seu médico.
- – Pessoas com doença renal: Se você tem doença renal, seus rins podem não serem capazes de se livrar desse medicamento, assim como devem. Isso pode elevar os níveis desse fármaco no seu corpo e causar mais efeitos colaterais.
- – Pessoas com doença hepática: Se você tem doença hepática, seu corpo pode não ser capaz de processar esse medicamento tão bem como deveria. Isso pode aumentar os níveis desse medicamento em seu corpo e causar mais efeitos colaterais.
- – Mulheres grávidas: As mulheres em idade fértil devem usar controle de natalidade confiável enquanto tomam esse medicamento. Pesquisas em seres humanos mostraram efeitos adversos para o feto quando a mãe toma o medicamento. Esta droga só deve ser usada durante a gravidez em casos graves em que é necessário tratar uma condição perigosa na mãe. Fale com o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar. Peça ao seu médico para informar sobre os danos específicos que podem ser feitos para o feto. Este medicamento só deve ser utilizado se o risco potencial para o feto for aceitável, dado o benefício potencial do medicamento.
- – Mulheres que amamentam: Este medicamento passa para o leite materno e pode causar efeitos colaterais em uma criança amamentada. Deve-se ter cuidado ao tomar este medicamento durante a amamentação. Converse com seu médico se você amamenta seu filho. Você pode precisar decidir se deve parar a amamentação ou parar de tomar este medicamento.
- – Idosos: Os rins de idosos podem não funcionar tão bem quanto costumavam. Isso pode fazer com que seu corpo processe drogas mais devagar a droga. Como resultado, mais substâncias da droga permanecem em seu corpo por mais tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais. Se você tem mais de 65 anos de idade, pode estar em maior risco de desenvolver efeitos colaterais ao tomar este medicamento, incluindo níveis baixos de sódio em seu sangue (conhecido como hiponatremia).
- – Crianças: Não foi confirmado se esta droga é segura e eficaz para uso em pessoas com menos de 18 anos. Só use em pessoas com menos de 18 anos com indicação médica.
Paroxetina preço
Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 10 a 170 reais.
- Links que recomendamos:
- Antidepressivo natural: 5 alimentos para combater a depressão
- 7 alternativas naturais para o tratamento da depressão
- Descoberta nova droga que pode curar a depressão em duas horas
Mais informações
Paroxetina é um medicamento de prescrição indicado para o tratamento da depressão e ansiedade, entre outras condições. É importante tomar este medicamento conforme indicado por seu médico para evitar efeitos colaterais que podem colocar a vida de uma pessoa em risco.