Dicas sobre Saude

Para que serve a Benzetacil e quais seus possíveis efeitos colaterais

Benzetacil é um antibiótico sob a forma de injeção intramuscular que contém os seguintes ingredientes ativos: benzilpenicilina benzatina. É indicada no tratamento de doenças infecciosas causadas por microrganismos sensíveis a penicilina G. Benzetacil tem uma solubilidade extremamente baixa e, portanto, é lentamente liberada nos locais de injeção intramuscular.

A droga é distribuída em todos os tecidos do corpo em quantidades muito variáveis. As concentrações mais elevadas são encontradas nos rins, com menores quantidades no fígado, pele e intestino. A penicilina G penetra a um menor grau, em todos os outros tecidos e fluido cerebrospinal.

Benzetacil bula

Apresentação de Benzetacil

Uso injetável intramuscular. Uso adulto e pediátrico. Laboratório: Eurofarma.

1.200.000 U (300.000 U/mL): Embalagem contendo 50 frascos (ampola) com 4 mL.

Composição de Benzetacil

Cada mL de suspensão contém:

Benzetacil para que serve

Benzetacil intramuscular é indicada para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis a penicilina G. O tratamento deve ser orientado por estudos bacteriológicos (incluindo testes de sensibilidade) e pela resposta clínica.

A benzetacil deve ser sempre administrada por injeção intramuscular profunda no quadrante superior externo da nádega, com a agulha a apontar na direção da crista ilíaca de acordo com o método de von Hochstetter. A injeção deve ser administrada o mais lento possível e com baixa pressão. Esta é uma das razões pelas quais a benzetacil dói tanto.

Não se deve injetar em ou perto de uma artéria ou nervo, pois isso pode resultar em danos neurovasculares permanentes.

As seguintes infecções geralmente respondem bem a doses adequadas de benzetacil:

Contraindicações

Este medicamento está contraindicado em casos de hipersensibilidade à substância ativa benzatina benzilpenicilina, outras penicilinas ou a qualquer um dos excipientes.

Em casos de hipersensibilidade a outros antibióticos beta-lactâmicos (por exemplo, cefalosporinas ou imipenem) podem existir episódios de alergia (5-10% de frequência).

A administração intra-arterial de qualquer penicilina não é recomendado. Não deve ser administrado com a perfusão tecidual reduzida.

Efeitos colaterais

A penicilina é uma substância de baixa toxicidade, mas podem ocorrer reações adversas. Algumas das reações causadas por hipersensibilidade com a utilização de penicilina são:

Muitas vezes, as únicas reações observadas podem incluir febre e eosinofilia. Foi também notificada anafilaxia grave e muitas vezes fatal.

Outras reações pouco frequentes e geralmente associadas com altas doses de penicilina parentérica são:

Reações alérgicas são raras, mas se ocorrem podem causar urticária, angioedema, eritema multiforme, dermatite, erupções cutâneas, febre, artralgia, reações anafiláticas, choque anafilático com o colapso, reações fibróticas e asma brônquica.

Este medicamento deve ser usado com precaução em doentes com uma história de alergias significativas e/ou asma, bem como aqueles com alergia a cefalosporinas, com estruturas bioquímicas similares.

Precauções e avisos

Mais informações

A benzetacil é um medicamento com forte poder antibiótico, por isso, tem uma grande eficácia no tratamento. Esse medicamento só deve ser usado para as infecções citadas acima. Para aliviar a dor causada pela benzetacil o médico pode indicar um anestésico, como xilocaína, para ser diluído junto ao antibiótico.