A bronquite é uma doença pulmonar, que é uma inflamação do tecido que reveste os brônquios, os quais ligam diretamente a traqueia para os pulmões. Se os brônquios ficam inflamados, menos ar entra nos pulmões e, como resultado está constantemente tossindo expulsando catarro muitas vezes.
Como um distúrbio respiratório, os sintomas da bronquite são tosse excessiva, muco espesso e desconforto no peito.
Normalmente a bronquite começa com uma tosse seca e um pouco aguda, como resultado de inflamação, e é muitas vezes intensificado pela manhã. Mas os nomeados não são os únicos sintomas. Podemos destacar as seguintes:
– Mal-estar em geral e sensação de estar doente.
– Dor de cabeça.
– Arrepios.
– Febre.
– Mal-estar no peito e dificuldade para respirar.
– Sibilância (seu som é mais evidente quando o ar é expelido).
– A rouquidão ou sensação de ter o peite oprimido.
– Fatiga.
– Obstrução dos alvéolos.
Os sintomas da bronquite pode piorar quando há poluição do ar. Portanto, afeta mais as pessoas fumantes ou aqueles que estão em contato com fumaça de cigarro ou vapores químicos por longos períodos de tempo. A bronquite crônica é mais comum entre as pessoas que fumam, embora as pessoas que têm episódios de bronquite aguda pode desenvolvê-lo.
A pessoa com bronquite crônica também sofre de uma tosse crônica e sintomas envolvendo dificuldades respiratórias têm a maioria dos dias do ano. Deve também notar-se que as pessoas com bronquite crônica levam mais tempo para se recuperar a partir de constipações ou gripes comuns.
Pessoas com asma podem ter crises de bronquite e, inesperadamente, sofre dos sintomas acima. Se um episódio grave de bronquite, a pessoa com asma pode ter sérios problemas para respirar porque as vias aéreas encolhem.