No início do Império Romano, beber vinho era uma causa de divórcio. Então, as mulheres eram proibidas beber e se seus maridos descobrissem, tinham o direito de matá-las.
Porém, muitos anos se passaram desde o esplendor e queda desse império, e a humanidade evoluiu em muitos sentidos. Agora, as mulheres também tem o direito de aproveitar um bom vinho e se beneficiarem de todas as suas virtudes.
Benefícios do vinho para a saúde
Agora nós vamos conhecer quais são os benefícios que o vinho proporciona.
Melhora a digestão
Para começar, o consumo de vinho melhora a digestão. Esse efeito positivo se deve a riqueza de bactérias saudáveis que ele possui. Essas bactérias se encarregam de promover o equilíbrio da flora intestinal, e assim favorecem uma correta assimilação dos nutrientes.
Então para ter uma boa digestão, passe a tomar uma taça de vinho todos os dias. Além de ser bom para a digestão, o vinho traz muitos outros benefícios para a saúde.
Prolonga a juventude
Como muitos sabem, o vinho (principalmente o tinto) é uma excelente fonte de antioxidantes. Esses são os que protegem o organismo dos danos causados pelos radicais livres. Desse modo, preservam a saúde celular e retardam o envelhecimento.
Mantém o coração e o corpo saudáveis
O vinho sempre que consumido com moderação é um excelente aliado da saúde. Ele contribui para relaxar os vasos sanguíneos e fortalecer a saúde cardiovascular. Por outro lado, regula os níveis de açúcar no sangue e reduz os riscos de desenvolver câncer de cólon.
Melhora a saúde mental
Várias investigações demonstraram que a ingestão de uma taça de vinho por dia ajuda a preservar a saúde mental. A esse respeito, se realizaram provas de memória com pessoas acima dos 70 anos e constataram que quem tem o hábito de se deleitar com uma taça de vinho por dia obtiveram melhores resultados. O motivo disso é que o vinho previne a formação de coágulos e mitiga a inflamação arterial, dois fatores associados com o declive cognitivo.
Evita problemas nos ovários
Para as mulheres, uma taça de vinho por dia pode fazer uma grande diferença. Estudos comprovaram que esse hábito é uma ótima maneira de reduzir o risco de câncer de ovário em cerca de 50%. Os especialistas acreditam que esse benefício se deve a grande quantidade de antioxidantes e fitoestrógenos.
É bom para a visão
Com o passar dos anos, nossa visão vai ficando ruim. Isso é algo natural, mas é possível retardar esse problema. De acordo com estudos do departamento de oftalmologia da Universidade de Udine, o vinho é a única bebida que tem a capacidade disso. Beber com moderação todos os dias deixa a degeneração da retina mais lenta e reduz os riscos de cegueira.
Você sabia?: Assistir televisão encurta a visão.
Conclusão
Como podemos observar, o vinho e uma bebida incrível, mas é importante não abusar. Apenas 1 taça de vinho por dia já é o suficiente para que possamos obter todos os seus benefícios.