Reduzir os níveis de LDL (mau) é uma das obsessões de muitas pessoas nesta era moderna. Além de uma dieta saudável e equilibrada, existem outros aspectos que você pode considerar se você quer diminuir o colesterol ruim e melhorar a saúde cardiovascular: Os esteróis vegetais. Mas o que são os esteróis vegetais?
Embora o colesterol é um tipo de gordura que o nosso corpo precisa, há um tipo de colesterol (o mau, chamado LDL), que é responsável pela produção de aterosclerose, ou seja, endurecer e estreitar as artérias. Além disso, você deve saber que a maior parte do colesterol do corpo produz a si mesmo, mas há uma parte que nós comemos, e é aí que reside o problema.
Eis aqui o lugar onde moram os esteróis vegetais. Digamos que são substâncias naturais que inibem a absorção de colesterol pelo corpo. Assim, a adição dessas substâncias para a nossa dieta nos dá um elemento que combate o colesterol de forma natural.
Alimentos de todos os tipos se nutrem de esteróis vegetais: frutas, vegetais, frutos secos, legumes, sementes e óleos levam em seus componentes de base esteróis, embora o percentual não é muito elevado. Se fornecer estes tipos de alimentos para dietas, o nível de colesterol pode ser reduzido significativamente.
Além disso, os esteróis vegetais são o complemento perfeito, juntamente com exercícios e uma dieta saudável e equilibrada para combater o colesterol. Na cultura ocidental há menos tradição alimentar de tais substâncias, já que os alimentos não tem, em geral, a quantidade necessária de esteróis para reduzir os níveis de colesterol LDL.
Portanto, o principal problema é que a quantidade de esteróis vegetais encontradas naturalmente nos alimentos (especialmente no Ocidente), é escassa. Para combater isto, existem diferentes tipos de compostos preparados a partir de esteróis de plantas, que têm uma concentração elevada dos mesmos.