As doenças reumáticas afetam os tendões, ligamentos, ossos e músculos das articulações. Entre eles estão muitos tipos de artrite, um termo usado para condições que afetam suas articulações.
O campo médico que estuda esses tipos de condições é chamado de reumatologia. Se o seu médico normal acha que você tem uma doença reumática, ele provavelmente vai mandar você para um reumatologista. Este é um médico especialmente treinado para tratá-lo.
Seu reumatologista irá examiná-lo para diagnosticar sua condição e, então, supervisionar um plano de tratamento. Provavelmente, isso incluirá medicamentos, exercícios físicos, dieta, controle do estresse e descanso, por exemplo.
O que é reumatismo?
Reumatismo sugere alguma doença ligada às articulações, músculos, ligamentos e tendões, que pode ser de caráter não traumático. Existem várias doenças que são classificadas em doenças reumáticas. Os distúrbios reumatoides são comuns e têm um enorme impacto na saúde de uma vasta população em todo o mundo.
As condições mais severas levam a doenças reumáticas inflamatórias que causam destruição de órgãos e articulações. Estas são as principais causas de dor severa, incapacidade e até morte, afetando a qualidade de vida e levando a várias comorbidades ou doenças associadas.
O termo reumatismo foi usado em contextos históricos quando se referia a qualquer um dos vastos conjuntos de distúrbios inflamatórios das articulações. Não é mais usado na literatura médica como tal e as doenças que estão listadas sob doenças reumatoides podem ser chamada por outros nomes.
O que é reumatismo no sangue?
O reumatismo no sangue, também chamado de febre reumática, é uma doença relativamente grave que geralmente aparece em crianças com idades entre 5 e 15 anos. No entanto, crianças mais velhas e adultos também podem contrair a doença.
A febre reumática é causada por uma bactéria chamada grupo A Streptococcus. Esta bactéria causa infecções na garganta ou, em uma pequena porcentagem de pessoas, escarlatina. É um distúrbio inflamatório.
A febre reumática faz com que o corpo ataque seus próprios tecidos. Esta reação causa inflamação generalizada em todo o corpo, que é a base para todos os sintomas da febre reumática.
Sintomas do reumatismo no sangue
Uma ampla variedade de sintomas está associada à febre reumática. Uma pessoa com a doença pode experimentar alguns ou a maioria dos sintomas a seguir. Os sintomas geralmente aparecem duas a quatro semanas após o seu filho ter uma infecção por estreptococos.
Os sintomas comuns da febre reumática incluem:
- – Nódulos pequenos e indolores sob a pele
- – Dor no peito
- – Palpitações rápidas no peito ou latejantes
- – Letargia ou fadiga
- – Hemorragias nasais
- – Dor de estômago
- – Articulações dolorosas ou dores nos pulsos, cotovelos, joelhos e tornozelos
- – Dor em uma articulação que se move para outra articulação
- – Juntas vermelhas, quentes e inchadas
- – Falta de ar
- – Febre
- – Suor excessivo
- – Vômito
- – Erupção cutânea plana, levemente elevada e irregular
- – Movimentos bruscos e incontroláveis das mãos, pés e rosto
- – Diminuição no tempo de atenção
- – Explosões de choro ou riso inadequado
Além disso, se seu filho tiver febre, ele pode precisar de cuidados imediatos. Por isso, procure atendimento médico imediato em casos de febre acima de 37,8 °C ou que dura mais de três dias.
Quais são os tipos de reumatismo?
Ao todo, mais de 300 doenças diferentes são classificadas como reumatismo. A maioria das doenças reumáticas é crônica e geralmente persiste durante o resto da vida dos pacientes. Algumas das doenças comuns incluídas são, por exemplo:
- – Reumatismo nos ossos (artrite, osteoartrite e a osteoporose)
- – Artrite reumatoide
- – Lúpus
- – Gota
- – Esclerodermia
- – Febre reumática
- – Artrite infecciosa
- – Artrite idiopática juvenil
- – Síndrome de Sjögren
- – Espondiloartrites
- – Polimialgia reumática
- – Vasculite sistêmica
O que causa o reumatismo?
A maioria dessas condições ocorre quando o sistema imunológico falha e ataca seus próprios tecidos. Os médicos não sabem o que causa essas doenças. Às vezes, pode estar ligado aos genes. Outras vezes, é resultado de algo no mundo ao seu redor, como fumaça de cigarro, poluição ou algo que causa uma infecção.
O gênero também desempenha um papel importante, pois as doenças reumáticas parecem afetar mais as mulheres que os homens. As mulheres tendem a ser mais vulneráveis à artrite reumatoide, ao lúpus e a outras doenças autoimunes, incluindo a esclerodermia. No entanto, a razão para isso ainda não é bem compreendida. O estrogênio pode desempenhar um papel na inflamação.
Se você tem histórico familiar de doenças reumáticas, pode ter um risco aumentado. Os distúrbios reumáticos podem ocorrer em qualquer idade. Algumas condições geralmente se desenvolvem em determinados momentos da sua vida, no entanto. Por exemplo, o lúpus tende a aparecer na adolescência ou acima dos 20 anos. A artrite reumatoide tende a se apresentar entre as idades de 40 e 60 anos.
Há uma série de fatores de risco associados ao reumatismo e seus diversos tipos. Alguns dos fatores de risco mais importantes incluem:
- – Fumar
- – Obesidade
- – Dieta ruim
- – Falta de exercício regular
- – Genética
- – Ocupações com movimentos repetitivos
- – Lesões esportivas
- – Velhice
Sintomas de reumatismo
Sob a ampla categoria de reumatismo, existem vários sintomas fundamentais comuns entre todas as condições. Esses sintomas específicos incluem:
- – Dor localizada, por exemplo, nas mãos, dedos, ombros ou joelhos
- – Rigidez, inchaço e sensibilidade nas articulações e músculos
- – Vermelhidão e calor nas articulações e músculos
- – Mobilidade reduzida e falta de amplitude de movimento em articulações e músculos específicos
Muitos pacientes que sofrem de diferentes tipos de doenças reumáticas, frequentemente, se queixam de outros sintomas. Estes, no entanto, não estão diretamente ligados aos sintomas comuns da inflamação articular.
Esses sintomas incluem:
- – Febre baixa
- – Fadiga crônica
- – Perda de apetite
- – Perda de peso
- – Depressão
- – Mal-estar
Muitas vezes, pacientes com doenças reumáticas notarão que seus sintomas pioram em resposta a mudanças no clima, especialmente, durante períodos de alta umidade.
Além disso, muitos pacientes também notam que, com exercícios regulares e moderados, os sintomas melhoram. No entanto, exercícios vigorosos podem piorar os sintomas.
Diagnóstico de reumatismo
Seu médico perguntará sobre seu histórico médico e sintomas. Você também fará um exame físico. Além disso, também pode precisar fazer exames de sangue ou retirar uma amostra de fluido de uma articulação afetada.
Geralmente, quando alguém com89 reumatismo procura tratamento, há alterações visíveis em um raio X da articulação. A radiografia pode mostrar estreitamento do espaço articular ou a presença de esporões ósseos, por exemplo. Em alguns casos, seu médico pode solicitar uma ressonância magnética para fornecer uma imagem do interior da sua articulação.
Reumatismo tem cura?
Infelizmente, ainda não há cura para as doença reumáticas. No entanto, existem diversas maneiras de controlar seus sintomas e prevenir crises. Mas para isso, é preciso fazer o tratamento corretamente.
Algumas formas de minimizar os efeitos dessas doenças são:
- – Fisioterapia
- – Mudanças no estilo de vida
- – Dieta específica para reumatismo
- – Atividades leves como a caminhada e o fortalecimento muscular
O reumatismo pode matar?
Como dito, o reumatismo refere-se a várias doenças, que podem variar de leves a graves, portanto, estas doenças podem sim levar a morte em alguns casos. Os casos onde a doença afeta um órgão e o tratamento não adequado são condições que podem ser fatais. Por isso, seguir o tratamento é primordial.
Tratamento para o reumatismo
O único fato que todas as doenças reumáticas compartilham é que o tratamento é muito mais eficaz quando a condição é diagnosticada o mais cedo possível. É importante trabalhar de perto com seus médicos se você tiver qualquer outro distúrbio reumático. O tratamento de doenças reumatoides pode envolver o uso de esteroides e drogas anti-inflamatórias não-esteroides (AINEs). Além disso, pode envolver o uso de ibuprofeno (Advil) e o naproxeno (Aleve). Ambos os tratamentos ajudam a reduzir a inflamação. Esteroides também reduzem a hiperatividade do sistema imunológico. Isso pode ajudar a diminuir os sintomas e, assim, evitar danos nos tecidos.
Para muitos casos dessa doença uma variedade de outras drogas é projetada especificamente para bloquear o sistema imunológico. Elas são frequentemente prescritas se os esteroides não conseguem controlar seus sintomas. As drogas imunossupressoras podem ser muito eficazes, mas também podem ter efeitos colaterais. Uma grande preocupação é que, como as drogas reduzem a atividade do sistema imunológico, o paciente pode ficar em risco para combater uma infecção.
Remédio caseiro para reumatismo
É de extrema importância acompanhar seus cuidados médicos habituais, mas alguns remédios naturais podem ajudar a aliviar os sintomas das doenças reumáticas.
Compressa morna
Uma compressa morna pode relaxar os músculos e estimular o fluxo sanguíneo. Essa é uma boa maneira de relaxar os músculos rígidos e é agradável também. Use uma bolsa térmica uma toalha quente e pressione suavemente a área dolorida em seu corpo para ajudar a aliviar a dor. No entanto, tenha cuidado para evitar queimaduras.
Aipo
O aipo é benéfico para minimizar os sintomas da gota. Extraia o suco do aipo e o adicione num copo de água quente. Tome a mistura diariamente antes das refeições. Você pode usá-lo como um condimento para adicionar sabor a saladas ou beber como suco
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã tem propriedades anti-oxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a dor nas áreas doloridas do pescoço, costas e articulação do ombro. Adicione 2 colheres de chá de vinagre de maçã e mel em um copo de água morna. Tome essa mistura uma ou duas vezes por dia.
Acupuntura
Esta forma tradicional da medicina chinesa é um dos mais antigos remédios naturais para a dor. Utiliza agulhas super finas para estimular a energia ao longo dos caminhos do seu corpo, chamados meridianos. O objetivo é corrigir os desequilíbrios de energia, ou qi (pronuncia-se “chee”). Além disso, essa técnica também ajuda na dor crônica, especialmente nas dores nas costas. Também pode ajudar com osteoartrite.
Uma vez que envolve agulhas que precisam ser limpas e colocadas corretamente, peça ao seu reumatologista que recomende um praticante que trabalhe com pessoas que tenham doenças reumáticas.
Aromaterapia
Este tratamento natural não parece afetar os níveis de dor ou substâncias químicas que causam inflamação. No entanto, pode acalmar e melhorar seu bem-estar. Um pequeno estudo descobriu que o cheiro de alguns óleos essenciais como de limão e lavanda, por exemplo, podem melhorar seu humor. Além disso, óleos essenciais podem ser uma boa adição a uma massagem. No entanto, não use-os na pele machucada.
Exercício físico
Você pode não sentir vontade de se mexer, mas é bom para você. Os exercícios físicos podem diminuir o inchaço nas articulações e ajudar a aliviar a dor. No entanto, converse com seu médico ou fisioterapeuta antes de começar. Eles podem ajudar a criar o programa certo para você. São muitas as opções, por exemplo:
- – Aeróbica: como caminhar ou nadar, para fazer seu coração trabalhar mais
- – Treinamento de força: para manter os músculos em torno de suas articulações fortes
- – Exercícios de amplitude de movimento: para ajudar as articulações a se movimentarem como deveriam
- – Exercícios de equilíbrio: para ajudá-lo a evitar tropeções e quedas
Massagem
Este remédio natural remonta a milhares de anos. Mas a ciência moderna mostra que pode ajudar a aliviar a dor. Existem tipos diferentes. No entanto, você vai querer conversar com seu médico antes de procurar um massagista. É bom ter um massagista que tenha trabalhado com pessoas que têm doenças reumáticas. Deixe-o saber se você tem algum ponto dolorido que ele precisa evitar. Além disso, você também pode pedir a ele para não usar produtos perfumados que possam irritar sua pele.
- Links que recomendamos:
- Febre reumática: o que é, causas, sintomas e tratamento
- 6 maneiras comprovadas de reduzir as dores da artrite naturalmente
- Remédios naturais para tratar a artrite reumatoide
Mais informações
Muitos dos distúrbios reumatoides mais comuns são tratáveis com uma combinação de medicação e comportamentos saudáveis no estilo de vida. Mesmo sem cura, no entanto, muitas vezes é possível controlar um distúrbio reumático e seus sintomas. Felizmente, esta é uma área de pesquisa médica ativa. Por isso, medicamentos e outras terapias aprimoradas estão continuamente ajudando as pessoas a lidar com o reumatismo em todas as suas formas.