A espinha de todos humanos tem uma pequena curvatura no pescoço, na parte superior das costas e na parte inferior das costas. Essas curvas, que criam a forma de um “S” da sua espinha, são chamadas de lordótica (pescoço e parte inferior das costas) e cifóticas (parte superior das costas). Elas ajudam seu corpo:
- – Absorver choques
- – Apoiar o peso da cabeça
- – Alinhar sua cabeça sobre sua pelve
- – Estabilizar e manter sua estrutura
- – Mover e dobrar flexivelmente
O que é lordose?
A lordose é uma condição que afeta a curva lordótica deixando-a muito mais arqueada para dentro, podendo afetar a parte inferior das costas e o pescoço. Isso pode levar o excesso de pressão na coluna vertebral, causando dor e desconforto. Pode afetar sua capacidade de se mover se for grave e não tratada da forma correta.
O tratamento da lordose depende da gravidade da curva e da forma como você obteve essa condição. Há pouca preocupação médica se a curva da parte inferior das costas se reverter quando você se inclinar para frente. Provavelmente você poderá gerenciar sua condição com fisioterapia e exercícios diários.
Você deve consultar um médico se a curva permanecer igual ao se curvar. Saiba mais sobre o que é lordose e como seu médico irá diagnosticá-la.
Quais são os tipos de lordose?
Lordose lombar
A lordose na parte inferior das costas, ou lordose lombar, é o tipo mais comum. A maneira mais fácil de verificar essa condição é deitar de costas em uma superfície plana. Você deve deslizar sua mão sob sua parte inferior das costas, com pouco espaço de sobra.
Alguém com lordose terá espaço extra entre as costas e a superfície. Se tiver um arco de curva extrema, haverá tipo um “C” visível quando estiver deitado. E da vista lateral, o abdômen e as nádegas estarão completamente desalinhados.
Lordose cervical
Em uma coluna vertebral saudável, seu pescoço deve parecer um C muito largo, com a curva apontando para a parte de trás do pescoço. A lordose cervical é quando a coluna vertebral na região do pescoço não se curva como normalmente deveria.
Isso pode significar:
- – Há muita curva
- – A curva está sendo executada na direção errada, também chamada de lordose cervical reversa
- – A curva moveu-se para a direita
- – A curva moveu-se para a esquerda
Lordose sintomas
O sintoma mais comum de lordose é a dor muscular. Quando a coluna vertebral se curva de forma anormal, seus músculos são puxados em diferentes direções, fazendo com que eles se apertem. Se você tem lordose cervical, essa dor pode se estender ao pescoço, ombros e parte superior das costas. Você também pode sofrer de movimentos limitados no pescoço ou nas costas.
Você pode verificar se há lordose deitando-se sobre uma superfície plana e verificando se há muito espaço entre a curva do pescoço e as costas e o chão. Você pode ter lordose se você pode facilmente deslizar sua mão através do espaço.
Faça uma consulta com o médico se estiver com outros sintomas, tais como:
- – Entorpecimento
- – Formigamento
- – Dores que causam espasmos (choque elétrico)
- – Fraco controle da bexiga
- – Fraqueza
- – Dificuldade em manter o controle muscular
Estes podem ser sinais de uma condição mais grave, como um nervo preso.
Quais são as causas comuns de lordose?
As causas mais comuns de lordose podem afetar pessoas de qualquer idade. Certos motivos e condições podem aumentar seu risco, isso inclui os seguintes fatores:
- – Trauma na parte inferior das costas
- – Postura incorreta de sentar ou para levantar coisas pesadas
- – Obesidade, uma vez que o excesso de peso afeta negativamente a postura
- – Cifose, o que força seu corpo a compensar o desequilíbrio
- – Discites que é inflamação do espaço entre sua vértebra
- – Osteoporose ou perda de densidade óssea
- – Espondilolistese que é quando uma vértebra desliza para a frente e não alinha
- – Acondroplasia que é uma forma de nanismo
Como é diagnosticada a lordose?
A lordose pode ser diagnosticada por seu médico que examinará seu histórico médico, realizará um exame físico e perguntará sobre outros sintomas para ajudar a determinar se você de fato tem lordose. Durante o exame físico seu médico irá pedir para que você se incline para frente e para o lado. Ele estará verificando:
- – Se a curva é flexível ou não
- – Sua amplitude de movimento
- – Se a coluna está alinhada
- – Se há alguma anormalidade
Ele também pode fazer perguntas como:
- – Quando você notou a curva excessiva nas costas?
- – A curva está piorando?
- – A curva está mudando de forma?
- – Onde você está sentindo dor?
Depois de diminuir as possíveis causas, o seu médico irá pedir testes, incluindo raios-X da coluna para observar o ângulo da sua curva lordótica. Ele também determinará se você tem lordose com base no ângulo em comparação com outros fatores como a sua altura, idade e massa corporal.
Lordose como tratar?
A maioria das pessoas com lordose não precisam de tratamento médico, a menos que seja um caso grave. O tratamento da lordose dependerá de quão grave seja sua curva e da presença de outros sintomas.
As opções de tratamento incluem:
- – Medicação para reduzir a dor e o inchaço
- – Fisioterapia diária, para fortalecer os músculos e a amplitude de movimento
- – Perda de peso, para ajudar a postura
- – Aparelhos de apoio, em crianças e adolescentes
- – Cirurgia, em casos graves com preocupações neurológicas
- – Suplementos nutricionais como a vitamina D
Qual é a perspectiva para quem possui lordose?
A perspectiva para quem possui lordose é que essa condição felizmente não causa problemas de saúde significativos. Mas é importante manter uma coluna vertebral saudável, uma vez que a coluna vertebral é responsável por grande parte do nosso movimento e flexibilidade.Não tratar a lordose pode levar ao desconforto a longo prazo e ao aumento do risco de problemas na coluna vertebral, cintura e quadril, pernas e órgãos internos.
Exercícios para lordose
Embora não haja diretrizes sobre a prevenção da lordose, você pode realizar alguns exercícios para manter a boa postura e a saúde da coluna vertebral. Este s exercícios podem ser:
- – Inclinação do lado do pescoço
- – Poses de ioga, como a pose de gato e da ponte com perna levantada
- – Inclinação pélvica em uma bola de estabilidade
A posição prolongada também pode alterar a curva da coluna vertebral. De acordo com um estudo, O jeito que se senta diminui significativamente as mudanças na curva da parte inferior das costas. Se você passa muito tempo sentado devido ao trabalho ou aos hábitos, experimente fazer pausas. Você também vai querer certificar-se de que sua cadeira possui suporte suficiente para trás.
Mais informações
- – Se a curva lordótica se corrigir quando você se inclina para a frente (a curva é flexível), você não precisa procurar tratamento. Mas se você se curvar e a curva lordótica permanecer (a curva não é flexível), você deve procurar ajuda médica.
- – Você também deve procurar tratamento se estiver sofrendo dor que interfira com as tarefas do dia a dia. Grande parte da nossa flexibilidade, mobilidade e atividades diárias dependem da saúde da coluna vertebral. Seu médico poderá fornecer opções para gerenciar o excesso de curvatura. O tratamento da lordose pode ajudar a prevenir complicações mais tarde na vida, como artrite e dores nas costas crônica.