Dicas sobre Saude

O que é codeína e para que serve

Woman holds a hand on pain neck. Backache

A codeína é um analgésico derivado do ópio, usada principalmente para o alívio da dor moderada e antitussígeno de ação central que bloqueia o reflexo da tosse seca. Além disso, a codeína pode estar presente em outros medicamentos como o paracetamol como fosfato de codeína por exemplo.

Codeína preço

Você pode encontrar esse medicamento na farmácia com os nomes de Codein, Belacodid, Codaten e Codex. O preço da codein 30mg é de aproximadamente 25 a 35 reais.

Posologia

Administração oral para adultos:

Administração oral para crianças:

*A super dosagem deste medicamento pode causar depressão respiratória, sonolência, erupção na pele, vômitos, coceira, inchaço da pele.

Uso da codeína em grupos de risco

*Para esses pacientes recomenda-se administrar baixas doses ou longo intervalo entre as doses.
*Pacientes idosos geralmente com hipertrofia ou obstrução prostática e enfraquecimento da função renal, apresentam retenção urinária quando fazem uso de analgésico opioide.

Contraindicações da codeína

O que fazer em casos de esquecimento da dose?

Se esquecer de tomar uma única dose de codeína, tome-a assim que se lembrar; no entanto se estiver próximo do horário da próxima dose, você deve simplesmente tomar o próximo comprimido no horário usual. Não exceda a dosagem recomendada para compensar o comprimido esquecido.

Superdosagem de codeína

O sinal característico de superdose é a extrema depressão respiratória. Os sintomas são bastantes parecidos à intoxicação por morfina, variando de muita sonolência até o estupor (imobilidade) e coma, normalmente combinado com miose (constrição da pupila), muitas vezes com cefaleia, vômitos, retenção urinária e fecal. Pode ocorrer hipóxia (falta de oxigênio nos tecidos do corpo), perda de tônus do músculo esquelético e arreflexia (falta de reflexos), cianose (descoloração azulada ou púrpura da pele e mucosas), por vezes queda na pressão sanguínea e bradicardia (diminuição na frequência das batidas do coração), eventualmente, sobretudo em crianças, convulsões sem sintomas adicionais.

A conduta para intoxicação aguda com AINEs, incluindo diclofenaco, consiste essencialmente em medidas de suporte e tratamento sintomático, que devem ser dados para complicações como hipotensão, insuficiência renal, convulsões, distúrbio gastrintestinal e depressão respiratória.

Mais informações