Algumas doenças, incluindo seus sintomas, mudam a cor da urina. Por exemplo, a hepatite: deixa a urina cor de chá. Saiba o que a cor da sua urina diz sobre a sua saúde.
A cor da urina e seu estado de saúde
A urina é o resultado de toxinas que você precisa remover do corpo, depois de ser filtrada pelos rins e passar pela bexiga, onde pode permanecer por até duas horas antes de nós sentimos a necessidade de urinar.
Dependendo dos mecanismos de respiração e transpiração de cada pessoa, e dos alimentos que é consumido, pode ser eliminada mais ou menos quantidade. Mas a cor da urina também pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da situação, por exemplo:
– Quando você bebe muitos líquidos, a maior quantidade de urina é incolor, para que seja normal sua cor deve ser amarelada e translúcida.
– Quando levantamos de manhã a cor da urina é geralmente escura, porque passamos algumas horas sem beber nada.
– Se a urina é muito escura e não clareia ao beber mais água, você deve procurar o médico, pois pode ser uma doença do fígado.
Fatores que influenciam a cor da urina
É importante observar o que diz a cor da sua urina sobre a sua saúde. No entanto, também é necessário considerar os alimentos que você consumiu durante o dia, pois alguns podem deixa-la mais clara ou escura, como a beterraba.
Você também tem que levar em conta a sua medicação, porque alguns remédios podem deixar a urina na cor azul ou vermelho. Quando a urina é azul pode também resultar num elevado nível de cálcio no corpo, no entanto, se é verde, pode ser uma causa de infecções do trato urinário. Quando há sangue na urina pode ser problemas da próstata ou câncer.
Incrivelmente, com os avanços tecnológicos que existem hoje para o diagnóstico de várias enfermidades, é surpreendente que uma simples amostra de urina pode detectar muitas doenças. Portanto, é uma boa ideia observar a cor da sua urina e que, a qualquer sinal de anormalidade, procure o seu médico.