Dicas sobre Saude

Conheça o Levofloxacino – Bula, contra-indicações e seus efeitos secundários

Um antibiótico poderoso, o Levofloxacino é indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis ao levofloxacino como:

Levofloxacino bula

Cada comprimido revestido de 250 mg contém:

Cada comprimido revestido de 500 mg contém:

Levofloxacino posologia

O medicamento pode ser administrado 1 ou 2 vezes por dia. A dose depende da severidade e do tipo da infecção e da sensibilidade do patógeno.

A duração do tratamento varia de acordo com o resultado clínico, com o período máximo de 14 dias.

Assim como acontece com outros antibióticos, o tratamento com levofloxacino deve ser continuado por um período mínimo de 48 a 72 horas após a febre ceder e quando há evidência de erradicação do patógeno.

Pode-se modificar o tratamento, de intravenoso inicial para tratamento por via oral após alguns dias, de acordo com as condições de seu usuário.

Como o Levofloxacino funciona?

A ação do levofloxacino envolve a inibição do complexo DNA-girase, enzima necessária à transcrição, restauração, recombinação e replicação do DNA.

Contra-indicações de Levofloxacino

Você não deve utilizar o levofloxacino caso:

O uso em crianças e adolescentes, durante a gravidez e em mulheres lactantes é contraindicado devido ao risco de danos causados na cartilagem de organismos em crescimento, o que não pode ser excluído completamente.

Interação com outros medicamentos

Quais efeitos secundários o levofloxacino pode causar?

Diarreia, náuseas e vaginite podem aparecer. Nesse caso contate seu médico caso um ou mais dos efeitos secundários acontecer.

Embora com menos frequência, também pode ocorrer flatulência, erupção na pele e coceira, dor abdominal, tontura e insônia.

Superdosagem de levofloxacino

os sinais mais importantes após a superdosagem com levofloxacino são sintomas no Sistema Nervoso Central como vertigens, confusão, alterações de consciência e convulsões, assim como reações gastrintestinais tais como erosões da mucosa e náuseas.

Na ocorrência de ingestão de superdosagem de levofloxacino, pode-se considerar o esvaziamento gástrico e proceder o tratamento sintomático. Pode-se utilizar antiácidos para a proteção da mucosa gástrica.

O levofloxacino não é removido através de hemodiálise ou diálise peritoneal de maneira efetiva. Não existe antídoto específico.

O que fazer em caso de esquecimento da dose de levofloxacino?

O indicado nesse caso é você pular a dose e somente tomar a dose seguinte. Em hipótese alguma dobre a dose recomendada pelo seu médico.

Mais informações

Reações anafiláticas do fármaco podem aparecer de forma simples a fatal. Qualquer indício de que o corpo não aceita o remédio será notado logo na primeira dose.

Os sintomas de que algo não está bem são:

Aos sinais de qualquer um dos casos descritos interrompa o tratamento.