A prednisona é um medicamento corticosteroide de prescrição, usado para tratar uma série de condições. Prednisona vem como um comprimido de liberação imediata, comprimido de liberação retardada e solução líquida, todos devem ser tomados por via oral. Também está disponível como um medicamento genérico.
A prednisona é utilizada como um medicamento anti-inflamatório ou imunossupressor. Ela diminui a resposta do sistema imunológico a várias doenças para reduzir sintomas como inchaço e reações de tipo alérgico.
Prednisona bula
Apresentação de Prednisona 20 mg.
Uso Oral. Uso Adulto e Pediátrico. Laboratório: Medley.
Cada comprimido contém:
- – prednisona: …20 mg
- – excipiente q.s.p.: 1 comprimido…1 comprimido (amido, lactose monoidratada, povidona, estearato de magnésio).
Indicação
A prednisona é utilizada como um medicamento anti-inflamatório ou imunossupressor e trata muitas condições diferentes, tais como:
- – Distúrbios endócrinos
- – Distúrbios reumáticos: osteoartrite, artrite reumatoide e bursite
- – Esclerose múltipla
- – Distúrbios do colágeno
- – Doenças osteomusculares
- – Doenças de pele: psoríase, dermatite
- – Alergias e asma
- – Doenças oculares
- – Doenças pulmonares
- – Distúrbios do sangue: anemia e baixa contagem de plaquetas (trombocitopenia)
- – Sintomas de linfoma ou leucemia
- – Lúpus e síndrome nefrótica
- – Doenças do estômago: colite
- – Tumores
Prednisona posologia
Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Siga cuidadosamente o esquema de dosagem. A dosagem e o comprimento do tratamento são baseados em sua condição médica e resposta ao tratamento.
Tome este medicamento por via oral, com alimentos ou leite para prevenir problemas no estômago, conforme indicado pelo seu médico. Tome a forma de comprimido deste medicamento com um copo cheio de água, a menos que o seu médico lhe indique o contrário. Se você estiver usando a forma líquida deste medicamento, meça cuidadosamente a dose usando um dispositivo especial de medição. Não use uma colher de uso doméstico porque você pode não obter a dose correta.
Não pare de tomar este medicamento sem consultar o seu médico. Algumas condições podem piorar quando esta droga é interrompida de repente. Além disso, você pode experimentar sintomas como fraqueza, perda de peso, náuseas, dor muscular, dor de cabeça, cansaço, tonturas. Para evitar esses sintomas enquanto você interrompe o tratamento com esta droga, seu médico pode reduzir a dose gradualmente. Consulte seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.
Prednisona efeitos colaterais
Os efeitos secundários mais comuns que ocorrem com prednisona incluem:
- – Confusão
- – Excitação
- – Inquietação
- – Dor de cabeça
- – Náusea
- – Vômito
- – Afinamento da pele ou acne
- – Dificuldade para dormir
- – Ganho de peso
Os efeitos secundários mais graves que ocorrem com prednisona incluem:
- – Reações alérgicas graves: erupção cutânea, prurido ou urticária, inchaço dos lábios, rosto ou língua
- – Mudanças de humor, incluindo depressão
- – Mudanças na visão, dor nos olhos
- – Infecção como seguintes sintomas: febre ou calafrios, tosse, dor de garganta, dificuldade ou dor ao urinar
- – Açúcar alto no sangue, os sinais incluem: aumento da sede, urinar mais frequentemente, sonolência ou confusão
- – Inchaço dos tornozelos ou pés
Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos secundários. Se notar outros efeitos não mencionados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.
Precauções e advertências
– Pessoas com infecções: Tomar prednisona reduz seu sistema imunológico e pode fazer com que uma infecção que você já tem piore. Ela também aumenta o risco de uma nova infecção.
– Doença cardíaca: Prednisona pode fazer você reter sal e água, o que pode aumentar a sua pressão arterial.
– Diabetes: A prednisona pode aumentar o seu nível de açúcar no sangue. Você pode precisar monitorar seu nível de açúcar no sangue mais vezes. Se ele sobe demais, suas doses de medicamentos para diabetes podem precisar ser alteradas.
– Grávida: Estudos mostram um risco de efeitos adversos para o feto quando a mãe toma a droga. Este medicamento só deve ser utilizado durante a gravidez em casos graves onde é necessário tratar uma condição perigosa na mãe. A prednisona só deve ser utilizada durante a gravidez se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar.
– Amamentação: Fale com o seu médico antes de tomar prednisona se estiver a amamentar. A prednisona pode ser passada através do leite materno. Altas doses de prednisona podem interferir com o crescimento e desenvolvimento de seu filho.
– Idosos: À medida que envelhece, seus rins, fígado e coração podem não funcionar tão bem. A prednisona é processada em seu fígado e removida de seu corpo através de seus rins. Isso faz com que esses órgãos trabalhem muito mais. Se você é for idoso, pode começar com uma dose baixa e aumentar sua dose lentamente.
– Crianças: As crianças podem não ter um crescimento normal se tomarem prednisona por um longo tempo (por exemplo, durante vários meses). O médico do seu filho deve monitorar a taxa de crescimento do mesmo.
Alergias: Prednisona pode causar uma reação alérgica grave, causando sintomas como problemas respiratórios, inchaço da garganta ou da língua e urticária. Não tome esta droga se você já teve uma reação alérgica a ela. Tomá-la novamente pode ser fatal.
Informação importante
Chame imediatamente o seu médico se tiver falta de ar, dor aguda na parte superior do estômago, fezes com sangue ou escuras, depressão grave, alterações na personalidade ou comportamento, problemas de visão ou dor no olho.
Você não deve usar este medicamento se você é alérgico à prednisona, ou se tem uma infecção fúngica em qualquer parte do seu corpo.
Medicamentos esteroides podem enfraquecer seu sistema imunológico, facilitando uma infecção ou agrave de uma infecção que você já tem ou teve recentemente. Informe o seu médico sobre qualquer doença ou infecção que tenha tido nas últimas semanas.
Para se certificar de que a prednisona é segura para si, informe o seu médico se tiver:
- – Qualquer doença que cause diarreia
- – Doença hepática (como cirrose)
- – Doença renal
- – Doença cardíaca, pressão alta, baixos níveis de potássio no sangue
- – Distúrbio da tireoide
- – Diabetes
- – Hstória de malária
- – Tuberculose
- – Osteoporose
- – Glaucoma, catarata ou infecção por herpes dos olhos
- – Úlceras de estômago, colite ulcerativa ou história de sangramento estomacal
- – Distúrbio muscular tal como miastenia gravis
- – Depressão ou doença mental
O uso prolongado de esteroides pode levar à perda de massa óssea (osteoporose), especialmente se você fuma, se não faz exercício, se não obtém suficiente vitamina D ou cálcio na sua dieta ou se tem antecedentes familiares de osteoporose. Converse com seu médico sobre o risco de osteoporose.
Prednisona pode causar baixo peso ao nascer ou defeitos de nascimento se você tomar o medicamento durante o seu primeiro trimestre de gravidez.
Evite estar perto de pessoas doentes ou com infecções. Estas condições podem ser graves ou mesmo fatais em pessoas que estão usando um esteroide.
Não receba uma vacina “viva” enquanto estiver a tomar este medicamento. A prednisona pode aumentar o risco de efeitos nocivos de uma vacina viva. Vacinas vivas incluem sarampo, caxumba, rubéola, rotavírus, febre tifoide, febre amarela, varicela, zoster (herpes zoster) e vacina contra gripe nasal (influenza).
Evite beber álcool enquanto estiver a tomar prednisona.
Mais informações
Prednisona é um medicamento esteroide que reduz a inflamação em seu corpo. Ela também reduz o seu sistema imunológico, interferindo com produtos químicos que normalmente causam inflamação. Leia atentamente a bula e siga a orientação de seu médico antes de tomar este medicamento.