O cetoprofeno é um fármaco anti-inflamatório, antitérmico e analgésico não esteroide. Cetoprofeno é um medicamento de prescrição. Está disponível como comprimido, gotas oral, gel, spray e injetável. Há também disponível sua versão genérica.
Cetoprofeno bula
Apresentação de Cetoprofeno. Uso oral. Uso adulto. Laboratório: Medley.
Composição de Cetoprofeno comprimidos revestidos de 100 mg.
Cada comprimido revestido contém:
- – cetoprofeno …………………………. 100 mg
- – excipientes q.s.p. ………………….. 1 comprimido
- (celulose microcristalina, copovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada, simeticona, dióxido de titânio, corante laca amarelo quinolina, copolímero do ácido metacrílico, talco, citrato de trietila, bicarbonato de sódio, laurilsulfato de sódio, hipromelose, macrogol, água purificada)
Cetoprofeno para que serve
Cetoprofeno está indicado no tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos que podem afetar músculos, articulações e esqueleto, tais como artrite reumatoide ou osteoartrite, entre outras. Também é usado para tratar cólicas menstruais e dores em geral. Também pode ser utilizado para outras condições, conforme determinado pelo seu médico.
Ele funciona bloqueando a produção do seu corpo de certas substâncias naturais que causam inflamação. Este efeito ajuda a diminuir o inchaço, dor ou febre.
Cetoprofeno posologia
Se o seu médico receitou este medicamento, siga corretamente suas indicações e leia atentamente a bula. Se tiver dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Tome este medicamento por via oral, geralmente 200 mg por dia, dividida em 2 doses com um copo cheio de água, ou como indicado pelo seu médico. Não deite por pelo menos 10 minutos após tomar este medicamento. Se ocorrer dor de estômago ao tomar este medicamento, tome-o com alimentos, leite ou um antiácido.
No caso do cetoprofeno gotas, o medicamento deve ser administrado de acordo com o peso, idade e condição do paciente.
A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. Para reduzir o risco de hemorragia estomacal e outros efeitos secundários, tome este medicamento com a dose eficaz mais baixa durante o menor tempo possível. Não aumente a dose, tome-a com mais frequência ou tome-a por mais tempo do que o prescrito. Para certas condições tais como artrite, continue a tomar este medicamento como indicado pelo seu médico. Discuta os riscos e benefícios com seu médico ou farmacêutico.
Se você está tomando este medicamento “conforme necessário” (não em um horário regular), lembre-se que os medicamentos para dor funcionam melhor se forem utilizados quando os primeiros sinais de dor ocorrer. Se você esperar até que a dor tenha piorado, o medicamento pode não funcionar tão bem.
Se estiver a tomar este medicamento para enxaqueca e a dor não é aliviada, ou se piora após a primeira dose, informe o seu médico imediatamente.
Para certas condições (como artrite), pode demorar até 2 semanas a tomar este medicamento regularmente até obter o benefício completo.
Se a sua condição piorar, se você desenvolver novos sintomas, ou se acha que pode ter um problema médico grave, procure atendimento médico imediato.
Cetoprofeno efeitos colaterais
Os efeitos secundários mais frequentes que ocorrem com o uso de cetoprofeno incluem:
- – Problemas de estômago
- – Náusea
- – Diarreia
- – Dor de cabeça
- – Tontura
- – Sonolência
Efeitos secundários leves podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Fale com o seu médico ou farmacêutico se eles são mais graves ou não ir embora.
Se sentir algum dos efeitos secundários mais graves citados a seguir, contate imediatamente o seu médico. Se seus sintomas são potencialmente fatais ou se você acha que está enfrentando uma emergência médica procure ajuda imediatamente.
- – Ataque cardíaco ou derrame. Os sintomas podem incluir: dor no peito, falta de ar, fraqueza em um lado do corpo, fala arrastada
- – Dano renal (se você usá-lo por um longo tempo). Os sintomas podem incluir: diminuição da micção, inchaço em seus braços, pernas, mãos ou pés
- – Insuficiência cardíaca. Os sintomas podem incluir: ganho de peso incomum, inchaço em seus braços, pernas, mãos ou pés
- – Problemas de estômago, como úlceras ou sangramento. Os sintomas podem incluir: dor de estômago, fezes descuras, vomitar sangue
- – Problemas hepáticos. Os sintomas podem incluir: amarelecimento da pele ou dos olhos
- – Sintomas gripais, como dores no corpo, febre, náuseas e vômitos
- – Cansaço
- – Dor na parte superior do estômago
- – Coceira
- – Reações cutâneas. Os sintomas podem incluir: vermelhidão, formação de bolhas ou descamação da pele
- – Reações alérgicas. Os sintomas podem incluir: falta de ar, inchaço do seu rosto, lábios ou garganta
Este remédio pode deixá-lo tonto ou sonolento. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija vigilância até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança. Evite bebidas alcoólicas.
Esta medicação pode raramente torná-lo mais sensível ao sol. Evite a exposição solar prolongada e cabines de bronzeamento. Use protetor solar e roupas protetoras quando sair de casa.
Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos secundários. Se notar outros efeitos não mencionados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.
Não utilize cetoprofeno se:
- – Você é alérgico a qualquer ingrediente de cetoprofeno
- – Você é alérgico a aspirina ou outros fármacos anti-inflamatórios não esteroides (tais como ibuprofeno, naproxeno, celecoxib)
- – Você fez recentemente ou fará uma cirurgia cardíaca
- – Você está nos últimos 3 meses de gravidez
Contate o seu médico ou profissional de saúde imediatamente se algum destes se aplicar a si.
Precauções e avisos
- – Pessoas com problemas hepáticos: O cetoprofeno pode aumentar certas enzimas hepáticas e, em alguns casos, pode danificar o fígado
- – Asma: Não utilize cetoprofeno se tiver asma sensível à aspirina. Pode causar uma reação alérgica fatal
- – Mulheres grávidas: A investigação em animais mostrou efeitos adversos para o feto quando a mãe toma a droga.
Não houve estudos suficientes feitos em seres humanos para ter certeza de como a droga pode afetar o feto.
Fale com o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar. Este medicamento deve ser utilizado durante a gravidez apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto - – Amamentação: Não se sabe se o cetoprofeno passa para o leite materno e causa danos ao seu bebé. Você e seu médico podem decidir se deve tomar cetoprofeno ou amamentar
- – Idosos: Os adultos mais velhos podem ter função renal reduzida. Uma vez que o cetoprofeno é removido do corpo pelos rins, isto pode causar efeitos secundários aumentados. Se tem mais de 75 anos, o seu médico pode dar-lhe uma dose mais baixa de cetoprofeno e monitorizar a sua função renal
- – Crianças: A eficácia e a segurança deste fármaco não foram estabelecidas em pessoas com menos de 18 anos de idade
- – Alergias: O cetoprofeno pode causar uma reação alérgica grave. Os sintomas podem incluir: problemas respiratórios
inchaço do seu rosto ou garganta, urticária. Não tome esta medicação outra vez se você já teve uma reação alérgica a ela. Tomá-lo novamente pode ser fatal
Cetoprofeno preço
Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da forma como comprá-lo (gotas ou comprimido). Geralmente, os preços variam de 5 a 80 reais.
Mais informações
Se você tem dúvidas sobre o uso de cetoprofeno, por favor fale com o seu médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde. Esse medicamento deve ser utilizado apenas pelo doente para o qual é prescrito. Não compartilhe-o com outras pessoas. Se os seus sintomas não melhorarem ou se ficarem piores, consulte o seu médico.