A conjuntivite alérgica é uma doença inflamatória do olho que afeta cerca de 25% da população. Pode ocorrer isoladamente ou associada a outras reação alérgicas, principalmente com a rinite alérgica. De fato, metade dos pacientes com alergia ao pólen de sofrem este tipo de reação. Além de problemas respiratórios como congestão nasal, espirros, tosse e comichão no nariz e na garganta, sintomas alérgicos também sazonais, como coceira e vermelhidão dos olhos, inchaço da pálpebra, lacrimejamento ou sensibilidade à luz. Os sintomas que podem ser mitigados ou reduzido significativamente com a homeopatia.
Nos últimos anos, triplicaram os casos de conjuntivite alérgicas, especialmente entre os jovens e as crianças. “Embora que na primavera aumenta o número de pacientes que sofrem desta doença, tem sido observado que na última década que a conjuntivite alérgica dura durante todo o ano”, explica a Dr. Mariví Perez, oftalmologista e médica homeopata do Centro Oftalmológico e Homeopatia da Visão. “Isto é principalmente devido às condições atuais do tempo, os níveis de poluição, fatores dietéticos e uso indevido das telas de computador, o que torna os pacientes mais reativo ao longo do ano”.
Neste campo de alergias, e no caso concreto dos olhos, a homeopatia é um tratamento terapêutico útil, porque não há interações ou efeitos colaterais, por isso pode ser um tratamento para sua primeira escolha. Graças ao seu excelente perfil de segurança e eficácia, os medicamentos homeopáticos são especialmente úteis em pacientes grávidas, paciente polifarmácia e filhos.
Mas a homeopatia não só intervem como método sintomático, mas também age como uma medida preventiva, reduzindo a reação alérgica contra os alérgenos. Na maioria dos casos, o tratamento pode se ultrapassar a fase de polinização causando a reação alérgica e o aparecimento de sintomas. Isto se deve a cada tratamento individualizado e adaptado a cada paciente, analisando a forma em que cada pessoa reage com a substância que causou essa alergia, tanto o comportamento global contra a doença, tal como os fatores que iram melhorar ou piorar.
Como foi explicado pela Dr. Mariví Pérez, “a homeopatia se concentra no paciente, e não apenas a doença. Uma vez que não é apenas os sintomas, mas o paciente como um todo tem uma ação com mais profundidade. Além disso, a homeopatia tem uma vasta gama de medicamentos que possam tratar os sintomas de cada paciente de maneira individual”.