Primeiramente mencionaremos que depois de passado os meses frios do inverno, a mudança de temperatura com a chegada da primavera, afeta e irrita as vias respiratórias em muitas pessoas, modificando seu funcionamento e tornando-as mais suscetíveis a infecções. Particularmente os vírus se proliferam nesta época.
As infecções virais que se proliferam na primavera, tem relação com uma alteração das condições locais das mucosas do sistema respiratório e do sistema imunológico que reativam os processos alérgicos. Por esta razão, se você sofre de um resfriado mal curado desde o inverno, pode terminar com uma asma brônquica e piorar significativamente os sintomas e desconforto. Com a chegada do calor há um aumento dos ácaros e fungos que desencadeiam tais crises respiratórias.
Dentre os fatores inimigos das pessoas alérgicas, estão os ácaros, que se proliferam tanto no outono como na primavera, e vivem em colchões, travesseiros e tapetes, por exemplo, eles se acumulam no interior de casas e escritórios durante o inverno. Esses mesmos se potencializam durante o frio, em casas que não são devidamente ventiladas e em ambientes em que o ar-condicionado não é devidamente limpo. Se somarmos a esta condição, a quantidade de alérgenos que reaparecem na primavera, aumentam-se os riscos de um contágio, que quando produzido reagem de maneira descontrolada e respondem se defendendo, através obstruções e desencadeando crises.