De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Oxford, no American Journal of Clinical Nutrition, pessoas que seguem uma dieta vegetariana tem 32% menos chance de desenvolver doenças cardíacas.
A dieta vegetariana impede, em grande medida, a doença cardíaca. Isto é explicado pelo fato de a carne ser a principal fonte de gordura saturada e quase o único transportador de colesterol na dieta. Como a dieta vegetariana não incluí carne, bem, estes riscos são evitados
Além disso, a carne não contém fibras, que é o que poderia ajudar os níveis de colesterol. Estudos afirmam que uma dieta vegetariana rica em fibras e pobre gordura, além de ajudar a levar um estilo de vida saudável, pode reverter alguns males, como o processo de aterosclerose.
Tenha em mente que as gorduras vegetais poli-insaturados tendem a diminuir a pressão arterial, enquanto gorduras animais aumentam a pressão. Portanto, a dieta vegetariana ajuda a combater esses males.
Da mesma forma, uma dieta cujo os principais alimentos são cereais, frutas e legumes ajuda a controlar o diabetes. Ao contrário da crença popular, a dieta vegetariana não carece de proteína. Os nutrientes que nosso corpo precisa, tais como vitaminas, aminoácidos e minerais são encontrados no reino vegetal.
No entanto, a comida não é a única garantia para prevenir doenças cardíacas. O estilo de vida desempenha um papel importante. É necessário evitar fumar, e se exercitar para ser saudável. O mesmo vale para o equilíbrio emocional, devemos te-lo para se manter saudável.