Às vezes, por mais que cuidamos da nossa alimentação, não conseguimos digerir os alimentos corretamente e, portanto, temos uma digestão lenta, gases, sensação de cansaço ou de estar muito cheio e às vezes afeta nosso humor. Isso acontece porque, muitas vezes, fazer uma boa digestão não depende tanto do que comemos e sim de como comemos. No entanto, existem algumas orientações simples que, se seguidas, vão nos permitir esquecer a má digestão:
– Mastigue bem os alimentos: Falta de tempo, a fome ou o hábito de engolir a comida quase sem mastigar, dão ao estômago muito mais trabalho, especialmente se você comer proteína. Embora nem sempre nos lembramos, a digestão começa na boca quando salivamos os alimentos para ajudar na digestão. Então mastigue bem e divida a comida em pedaços pequenos.
– Evite exercícios e quaisquer atividades que exigem muito esforço e concentração ao fazer a digestão. Se você não tem opção, porque está trabalhando, deve escolher atividades que exijam menos concentração e te deixam menos desconfortável.
– Não coma grandes quantidades: Para digerir bem não é necessário passar fome, mas evitar a sensação de que o estômago vai explodir. É melhor comer menos e mais vezes por dia.
– Evite qualquer conversa ou estressante emocional durante a alimentação: Estresse afeta diretamente o estômago e impede que você faça uma boa digestão. Faça suas refeições em um ambiente mais relaxado possível.