Um dos problemas mais desconfortáveis que podemos enfrentar é o mau hálito. Na verdade, você pode sofrer de halitose sem perceber. Embora seja possível que o problema de mau hálito venha do estômago ou de outra causa física, o fato é que, em 90% dos casos, o problema é na boca.
Assim, as causas mais comuns são as bactérias encontradas na língua, doenças da gengiva, cáries, feridas e cavidades abertas e a chamada “boca seca”. Felizmente, estamos a tempo de evitar o mau hálito. Quer saber como? Aqui nós damos-lhe as chaves.
Higiene
Como você pode imaginar, a chave primária é a higiene. Ao escovar os dentes, muitos se esquecem que eles apresentam várias superfícies (anterior, posterior, superior e interdentais), muitas vezes não cuidamos de todas as partes. No entanto, é importante utilizar uma boa escova de dentes, fio dental e escovas interdentais para remover a placa bacteriana. Claro, você deve escovar a parte de trás da língua.
Boca seca
O mau hálito pode ser causado por medicamentos que causam a “boca seca” (xerostomia), que se refere quando ocorre uma secreção menor de saliva, as bactérias se proliferam mais e aumenta a possibilidade de sofrer de halitose. Antidepressivos, ansiolíticos, anti-histamínicos, anti-hipertensivos, antipsicóticos e antipsicóticos são alguns deles, outros elementos que também influenciam negativamente nesse sentido é o cigarro.
Alimentos
Também não podemos esquecer de alguns alimentos com odor forte, tais como alho, cebola crua, algumas especiarias, ovo, pimentão e brócolis. Por isso, depois de ingeri-los deve-se escovar os dentes.
Gengiva
Finalmente, vamos falar sobre a gengiva e a doença periodontal, doença infecto-inflamatória que colabora para a formação de bolsas periodontais e o acúmulo de placa bacteriana nos dentes.