Cimelide é um remédio com fórmula a base de nimesulida, e age como um poderoso antiinflamatório com resultados positivos em diversas áreas do corpo. Remédios com base em nimesulida são comuns e existem diversas marcas que variam a dosagem da substância, por isso é de suma importância consultar com seu médico antes de começar a fazer uso do medicamento.
Cimelide para que serve
Cimelide combate a inflamação, a febre e as dores no corpo. O ativo de cimelide inibe a enzima que está relacionada com a produção da substância prostaglandina, o que faz com que a inflamação e as dores diminuam.
Cimelide bula
Cimelide gotas
Fórmula oral de 50 mg por mL: frasco contendo 15 mL.
Cada mL contém:
- – Nimesulida………………….50 mg
- – Excipientes*q.s.p……………1 mL
- – ácido cítrico, metilparabeno, propilparabeno, citrato de sódio, laurilsulfato de sódio, sorbitol, goma xantana, sacarina sódica, ciclamato de sódio, aroma de doce de leite, polissorbato 80 e água purificada.
Cada 1 mL de Cimelide® suspensão oral (gotas) equivale a 20 gotas e um gota equivale a 2,50 mg de nimesulida
Cimelide comprimidos
Comprimidos de 100 mg: embalagens contendo 12 ou 600 comprimidos na versão hospitalar.
Cada comprimido contém:
- – Nimesulida………………….100 mg
- – Excipientes*q.s.p.:………….1 comprimido
- – laurilsulfato de sódio, dióxido de silício, lactose, celulose microcristalina, estearato de magnésio e croscarmelose sódica
Cimelide indicações
O cimelide é indicado para tratamentos diversos e condições que requeiram uma função antiinflamatória, antipirética e analgésica. Mas seus principais efeitos são sobre:
- – Tratamento de artrite reumatoide
- – Tratamento de tendinite
- – Entorses
- – Lesões
- – Inflamações dos mais diversos tipos.
Cimelide como tomar?
Cimelide comprido
É recomendado utilizar 1 comprimido de cimelide a cada 12 horas, não ultrapassando 2 comprimidos ao dia.
Cimelide gotas
Para solução 50 mg é aconselhado uma gota para cada dois quilos que o paciente tiver, e que seja aplicado diretamente na boca ou diluída em 50 ml de água.
Superdosagem
Alguns dos sintomas de superdosagem são os seguintes:
- – Letargia
- – Sonolência
- – Náusea
- – Vômito
- – Dor epigástrica
- – Alteração visual
- – Tontura
Todos os sintomas podem ser facilmente revertidos com tratamento de suporte. Em casos de superdosagem não deve induzir o vômito e procure ajuda médica o mais rápido possível tendo em mente qual foi a dose exata tomada.
Cimelide efeitos colaterais
Todos os efeitos adversos podem ser diminuídos caso for tomada a menor dose eficaz e também pelo menor período de tempo possível. Em casos de utilização por um elevado período de tempo o paciente deve ficar sobre supervisão médica e os efeitos adversos devem ser monitorados. Dentre eles estão:
- – Diarreia
- – Náuseas
- – Vômito
Em casos mais raros:
- – Prurido
- – Sudorese aumentada
- – Constipação
- – Flatulência e gastrite
- – Vertigens
- – Hipertensão
- – Edema
Cimelide dá sono?
Pode acontecer de causar sonolência sim, porque trata-se de um poderoso antiinflamatório não-esteroide, que se for consumido em grandes quantidades causa apatia, lentidão e sonolência.
- Links que recomendamos:
- Anti-histamínico Loratadina para rinite alérgica
- Rinite alérgica: sintomas, causas e melhores tratamentos
- Como tratar rinite alérgica
Mais informações
- – O uso de cimelide deve ser monitorado por um médico em casos de insuficiência renal, já que a utilização de antiinflamatórios como o Cimelide pode piorar a condição de funcionamento dos rins.
- – Em casos de mau funcionamento do cardio conhecido como insuficiência cardíaca congestiva ou hipertensão, deve se tomar cuidado com antiinflamatórios não-esteroides, já que pode acontecer uma diminuição do fluxo de sangue.
- – Em caso de idosos, não é aconselhável o uso prolongado de Cimelide, já que pode causar hemorragias e perfurações gastrointestinais. Em casos de necessidade de uso prolongado o acompanhamento médico é vital.