O chá vermelho ou pu-erh é conhecido mundialmente por seus poderosos antioxidantes e propriedades de emagrecimento. É amplamente utilizado para perder peso e desintoxicar o corpo, mas, como todas as bebidas cafeinadas, existe algumas contra-indicações em relação ao chá vermelho.
O café, erva-mate e todas as variedades de chá contêm cafeína ou teína. Estas substâncias são estimulantes do sistema nervoso central e também aumentar a pressão sanguínea. Outras contra-indicações do chá vermelho aparecem ao interagir com outras substâncias.
Por exemplo, se combinado com sumo de toranja pode realmente aumentar os níveis de cafeína no sangue. Outra mistura que pode sair pela culatra é o chá vermelho misturado com o leite, esta combinação pode vir a rescindir as excelentes propriedades antioxidantes do chá vermelho.
Acredita-se que o chá vermelho pode afetar a absorção de minerais a partir de alimentos, em especial de ferro, embora isso não seja comprovado.
Por outro lado, amplia-se a dieta do chá vermelho a perda de peso rapidamente. Embora seja uma dieta eficaz para a perda de peso, é uma dieta de baixa proteína que não deve ser praticada por mais de uma semana e você pode acabar sofrendo uma falta de proteína.
Mas não é para entrar em pânico nem nada, o chá vermelho é uma das melhores formas de emagrecimento natural e nos dá muitos benefícios à saúde. Ele é depurante, desintoxicante, remove depósitos de gordura e estimula o metabolismo celular e digestivo. Com todas estas vantagens, é muito fácil de se imaginar como ele nos ajuda a perder peso.
Conhecer suas propriedades saudáveis podem ensinar-nos como o chá vermelho funciona em nosso corpo, mas também sabemos quais são as contra-indicações do chá vermelho para evitar complicações em seu uso.