A levedura de cerveja é um alimento completo, e é utilizada para vários fins. Mas mesmo sendo bastante benéfica, a levedura de cerveja tem algumas contra indicações.
Efeitos colaterais da levedura de cerveja
Algumas pessoas podem apresentar alergias à levedura e até problemas respiratórios como falta de ar, aperto e dores no peito, urticária, e erupções cutâneas na pele.
No caso de pessoas com diabetes, a levedura pode aumentar o efeito de medicamentos para diabéticos, causando hipoglicemia.
Também pode causar náuseas e excesso de gases em pessoas saudáveis. Se por outro lado, sofremos de colite, síndrome do intestino irritádo ou doença de crohn, a levedura pode atenuar os sintomas.
Em casos raros, o consumo de levedura pode causar enxaquecas.
Recomendações do consumo de levedura de cerveja
Pessoas que têm osteoporose devem tomar suplementos de cálcio e consumir um pouco de levedura todos os dias pois ela contem fósforo, já que a densidade óssea precisa de um equilíbrio entre fósforo e cálcio.
Não consuma a levedura se você tem aftas.
Mulheres grávidas e lactantes devem evitar a levedura de cerveja, desde os efeitos em fetos e crianças ainda não são conhecidas.
Se você tem um sistema imunológico enfraquecido, não levemos levedura. A levedura também deve ser evitada se você tiver ácido úrico elevado ou ter gota.
Interação de medicamentos com a levedura
A levedura misturada com tiramina podem causar uma crise hipertensiva, que pode levar a um derrame ou ataque cardíaco.
Também ja foi dito anteriormente, que a interação da levedura com os medicamentos para diabetes pode aumentar os efeitos dos mesmos.
Existem inúmeras contra-indicações para levedura, por isso é importante consultar um médico ou um homeopata antes de consumi-la.