Ter uma unha encravada é uma dos infortúnios mais dolorosos que podemos experimentar. Portanto, devemos fazer o possível para evitar passar por esta experiência angustiante. Mas como prevenir as unhas encravadas?
Como prevenir as unhas encravadas
1 – Corte as unhas
Na maioria dos casos, as unhas encravadas são devido à forma inadequada de cortar as unhas. Então, certifique-se de cortar as unhas como um quadrado, não arredondada.
2 – Use calçados cômodos
Utilizar sapatos ou meias que espremem os dedos em excesso pode aumentar nossas chances de ter unhas encravadas. Por esta razão, evite esse tipo de roupa e calçado. Permita que os seus dedos se movam livremente.
Como curar as unhas encravadas
Se essas medidas preventivas vieram tarde demais, você pode precisar de algumas dicas para aliviar a dor das unhas encravadas. Mas cuidado: se você for diabético ou sofre de má circulação, em primeiro lugar, você deve procurar ajuda de um profissional.
1 – Imergir os pés
Prepare uma solução de água e povidona iodada e mergulhe os pés nela por 20 minutos todos os dias. Esta medida irá reduzir o inchaço e aliviar a dor.
2 – Aplique um antisséptico
Uma vez por dia, de preferência após o banho, colocar um antisséptico sobre a área afetada. Esta prática é essencial, pois um dos maiores riscos das unhas encravadas é a infecção.