Há milhões de pessoas no mundo que sofrem deste distúrbio, é uma espécie de timidez levado ao extremo, que normalmente impede a interagir com outras pessoas . A boa notícia é que ele é tratável. Nós do Dicas Sobre Saúde te mostraremos como superar a fobia social, para que possa ajudar a si mesmo, ou aqueles que o rodeiam.
Os sintomas da fobia social
As pessoas que não sofrem de fobia social, podem encontrar um pouco de desconforto diante de uma platéia ou situações que envolvam interação com as pessoas, mas é um simples estado de nervosismo ou medo. No entanto, as pessoas com fobia social passam por uma situação semelhante, eles podem se sentir :
– Palpitações / taquicardia
– Boca seca
– Voz fraca e quebradiças
– Respiração rápida / Fadiga
– suadouro
– Vermelhidão
– Dor de estômago
O tratamento para a fobia social
Encontre maneiras de relaxar
Seja através de atividades ou durante um banho, visualize-se em situações que assustam você, mas que supera em geral. Tente imaginar-se controlando as circunstâncias, falando baixinho e com calma.
Envolva-se socialmente
Já sabemos que você não se sente bem em eventos sociais, mas é necessário que você se atreva a estar gradualmente com mais pessoas que não conhece e estabelecer um diálogo no mínimo.
No princípio você pode responder “sim ou não”, mas então você também pode abrir questões que envolvam uma resposta que pode dar origem a uma outra pergunta, ou continuar a conversa. A ideia é sair desse estado de segurança que normalmente mergulha, onde tudo é “seguro”, rompa com ele e se concentre-se em aspectos externos como outras pessoas.
Algo que possa ajudá-lo a superar a fobia social:
– Observe as cores diferentes do ambiente em que você se encontra.
– Observe como os outros estão vestidos.
– Sempre observe o lado de fora para tomar um contato mais próximo com o seu ambiente.
– Ao conhecer o seu entorno ou detalhes dele, você vai ganhar mais confiança e se sentirá com mais segurança.
Use sua imaginação
Mas faça de uma forma construtiva, quando você vê que está indo para o caminho dos medos, onde você começa a pensar no que as pessoas podem estar pensando ou acreditando sobre você, mude o pensamento. Você está no controle de seus pensamentos, então é melhor você pensar: ” Estou cada vez mais seguro e confiante em mim mesmo”.
Concentre-se em seu desejo
Para sair do transtorno de fobia social deve ser positivo. Aproveite a oportunidade para se corrigir quando tiver pânico, observe o que acontece com seu corpo, sua voz, sua respiração e simplesmente “eu posso” , “eu estou me tornando mais calmo, mais relaxado” , e tomar uma respiração profunda e continua para se livrar do pânico.
Lembre-se de momentos em que você falava a qualquer pessoa em um processo lento, sem conflitos, com certeza.
Pessoas com transtorno de fobia social, constantemente se comparam a outros com pensamentos inferiores, e isso que os torna ainda mais inseguros, retirados e aumentam seus sintomas. Mas isso pode ser remediado com tempo, perseverança e compromisso.