A circulação sanguínea é afetada ao longo do tempo porque os vasos sanguíneos ficam menos elásticos, fazendo com que o fluxo de sangue seja mais difícil. Isso significa mais esforço para o coração ter uma irrigação sanguínea normal. Os sintomas mais comuns da má circulação sanguínea são: tonturas, câimbras, extremidades frias, celulite, etc.
Por isso, tem sido desatacado a importância de manter um bom estado físico para minimizar ou eliminar sequelas em idades avançadas ou em condições delicadas e, assim, melhorar a circulação sanguínea. Aqui estão algumas dicas para melhorar a circulação sanguínea.
Exercício
Através de atividades físicas constantes (corrida, ciclismo, natação, etc) podemos aumentar as contrações musculares que atuam impulsionando o fluxo de sangue através das veias, aumentar o fluxo circulatório nas artérias e reforçar os vasos sanguíneos.
Meias de compressão
Em problemas de circulação sanguínea nas extremidades é recomendado usar meias de compressão, pois isso vai evitar o acúmulo de sangue que poderia provocar um problema de varizes, inchaço, etc.
Dormir com as pernas elevadas
Acontece o mesmo com as meias de compressão, já que dormir em uma posição elevada diminui a chance de desenvolver edema (acúmulo de líquido nos tecidos) ou problemas de varizes.
Alimentação
Fazer uma mudança na sua dieta não só significa uma melhoria na circulação, também ajudará a manter um bom fluxo sanguíneo. Recomenda-se consumir alimentos sem gorduras saturadas, sódio ou altamente processados.
Evite hábitos nocivos
Aqui vamos incluir o álcool e o cigarro, que afetam a circulação estreitando os vasos sanguíneos.
Ajuda médica
Realizar uma série de consultas constantes, vai te manter informado sobre a sua saúde e, assim será mais fácil de detectar eventuais problemas ou avaliar o seu avanço.