Uma das lesões mais comuns dos esportes é a entorse, é também uma das mais dolorosas. Por isso, hoje vamos aprender como curar uma entorse e outros conselhos que você precisa tomar em uma situação como esta.
A entorse é um estiramento excessivo do ligamento, devido a uma torcedura da articulação. Ocorre geralmente em situações esportivas devido à traumas (isto é, um golpe na articulação) ou até mesmo devido à sobrecarga. Mas é mais comum ocorrer por uma torção. É uma lesão dolorosa em que a região se inflama rapidamente e implica dificuldades nos movimentos, dependendo do grau da entorse.
Existem três tipos de entorses:
– Tipo 1 em que a entorse é pequena e, geralmente, não é muito problemática.
– Tipo 2 que apresenta uma ruptura parcial do ligamento, de modo que a dor é maior e a inflamação mais imediata.
– Tipo 3 quando a ruptura é total e a dor muito maior.
As articulações em que pode ocorrer uma entorse são: ombro, pulso, joelho e tornozelo, e, menos frequentemente, no cotovelo e quadril.
A primeira coisa a fazer depois de uma entorse é a aplicação de uma pomada anti-inflamatória sobre a área afetada. A pomada deve ser aplicada três vezes por dia. É muito importante não fazer qualquer esforço durante as primeiras 48 horas e aplicar gelo para reduzir a inflamação. O gelo deve ser aplicado 20 minutos, três vezes por dia.
O repouso deve durar até 72 horas, para prevenir a sobrecarga da articulação coloque se possível a região para o alto. Finalmente, é necessário imobilizar a articulação com um curativo que deve ser mantido entre 1 e 3 semanas.
No momento de passar a pomada, é conveniente que aplique suavemente fazendo pequenos círculos na pele. Depois, com o polegar, você deve fazer 10 fricções deslizantes em linha, fazendo uma ligeira pressão. Então você deve fazer o mesmo, com as pontas dos dedos e ir esfregando suavemente.
Para curar a entorse o descanso essencial e é aconselhável ir a um fisioterapeuta, que vai ajudar no tratamento e reabilitação.