O diabetes é uma doença crônica que indica um transtorno no processo pelo qual o nosso corpo converte os alimentos que ingerimos em energia. É uma doença que pode ser controlada com medicação e vários tipos de tratamentos médicos-sanitários. Mas você também pode controlar a diabetes naturalmente com produtos oferecidos pela mãe natureza de várias formas.
Uma das plantas medicinais que são úteis para os diabéticos é a flor da Jamaica. Esta planta é utilizada para reduzir o colesterol, triglicerídeos, para prevenir doenças cardiovasculares e também para controlar a glicose no sangue e obter um efeito benéfico no diabetes.
As propriedades medicinais desta planta permitem diminuir a absorção de glicose pelo intestino, evitando assim a passagem para o sangue. É bom regular os picos de glicose que pode ocorrer depois de comer.
Encontramos outros alimentos medicinais que podem ajudar o abacate e a árvore de figo, o que diminui o nível de açúcar no sangue, algas marinhas que podem ajudar a problemas de excesso de peso, reduzir o colesterol e melhorar global diabetes e cromo picolinato, que ajuda a metabolizar a glicose no sangue.
A maioria dos alimentos doces ou açúcar é estritamente proibida para diabéticos. Muitos pacientes gostam de comer pratos doces, para o qual temos algum adoçante natural para diabéticos que podem ser consumidos sem qualquer problema:
Stevia rebaudiana é considerado dentre os adoçantes naturais mais fortes que existem. Esta planta é nativa da América do Sul é um adoçante adequado para diabéticos, uma vez que não contém sacarose nem contribui calorias. Além disso, é antibacteriano e um bom energizante natural.
Xarope de agave é outro edulcorante natural perfeitamente tolerado por diabéticos. Existem outros adoçantes naturais para diabéticos como xarope de ácer ou xarope de malta, entre outros, mas é sempre necessário consultar com um médico sobre qualquer alternativa que deseja incorporar na dieta.