Dicas sobre Saude

Carbamazepina contra ataques de epilepsia e distúrbio bipolar

A epilepsia é é um distúrbio caracterizado por duas ou mais crises com convulsões (ataques epiléticos). Isso acontece quando as mensagens transmitidas pelo cérebro para os músculos não ocorrem da forma apropriada pelo sistema nervoso do organismo. E é onde a Carbamazepina entra.

Carbamazepina para que serve?

Com a utilidade de auxiliar o controle destas mensagens, a carbamazepina regula essas funções do sistema nervoso e também controla e ajuda tratar algumas doenças neurológicas como a neuralgia do trigêmeo, e também determinadas condições psiquiátricas (como episódios de distúrbio do humor bipolar e um tipo de depressão específico.

Carbamazepina bula

COMPRIMIDOS de 200 mg: embalagens com 20, 30, 60 ou 200 comprimidos.
COMPRIMIDOS de 400 mg: embalagens com 20 ou 30 comprimidos.

Cada comprimido de 200 mg contém:

Cada comprimido de 400 mg contém:

SUSPENSÃO ORAL a 2%: embalagem contendo frasco de 100 ml, acompanhado de dosador.

Cada ml da suspensão oral contém:

Contraindicações e riscos da Carbamazepina

Não fazer uso de Carbamazepina caso:

Se você se enquadrar com um ou mais desses casos, avise seu médico antes de começar a tomar carbamazepina. Se está em dúvida se é ou não alérgico ou não, certifique-se com seu médico.

Como devo usar a carbamazepina?

Nunca exceda a recomendação de seu médico, pois ela ajudará você a obter os melhores resultados no tratamento e reduzir a chance dos efeitos secundários. Não tome doses por sua conta, nem com maior frequência nem por maior tempo que o recomendado.

Se estiver fazendo uso desse medicamento não pare de tomá-lo repentinamente sem antes falar com seu médico. Ele quem irá dizer se você deve ou não parar de fazer o uso da carbamazepina.

Quanto tomar?

Geralmente o tratamento da epilepsia começa com 100 ou 200 mg, 1 ou 2 vezes por dia no caso dos adultos. Então a dose vai sendo aumentada gradualmente para 800 ou 1.200 mg por dia (em alguns casos 1.600 mg ou até 2.000 mg pode ser necessária com alguns pacientes) dividia em 2 ou 3 doses.

No caso das crianças é geralmente iniciado com 100 ou 200 mg por dia (isso baseado em 10 a 20 mg/kg de peso corpóreo por dia) e mantido entre 400 e 600 mg por dia. Adolescentes podem receber entre 600 e 1.000 mg ao dia.

Nos casos de neuralgia trigeminal a dose inicial é de 200 a 400 mg por dia e é aumentada gradualmente até que as dores cessem (geralmente 200 mg de 3 a 4 vezes por dia), sendo a dose máxima de 1.200 mg por dia.

No caso de pessoas idosas, uma dose inicial menos potente é a recomendada (100 mg 2 vezes por dia).

Para mania aguda e manutenção do tratamento dos distúrbios afetivos bipolares, a dose em geral é de 400 a 600 mg por dia (faixa de dosagem: cerca de 400 a 1.600 mg por dia).

Como tomar?

A carbamazepina é sempre administrada em doses diárias dividias (exceto no primeiro dia possivelmente), de 2 a 4 vezes por dia dependendo da sua condição médica.

Em alguns casos a sua dose prescrita pelo médico pode ser diferente da dose recomendada na bula. Caso isso aconteça, siga as instruções do seu médico.

Faça o uso do fármaco durante ou após suas refeições. Tome o comprimido com um pouco de água. Se For o caso você pode quebra-lo na linha marcado do comprimido e engolir sem mastiga-lo.

Efeitos secundários da carbamazepina

Caso um desses efeitos secundários aparecer, informe seu médico imediatamente. Esses efeitos podem ser sinais precoces de que pode ocorrer reações graves ao seu sangue, fígado, rins e outros órgãos e pode ser necessário tratamento médico com urgência.

Mais informações

É de suma importância que seu médico acompanhe o seu progresso com consultas frequentes. Ele pode fazer testes periódicos de sangue, especialmente no início do tratamento.
Se tiver de passar por qualquer tipo de cirurgia, até mesmo tratamento dentário ou de emergência, avise o médico ou dentista que você está fazendo uso da carbamazepina.
Depois de aberto, manter o medicamento fechado em lugar seguro, longe de crianças e animais.