Cada semente tem em si tudo o necessário para dar à luz a uma planta ou árvore. Os brotos são cheio de nutrientes, e naturalmente enriquecidos com vitaminas. Quando o grão germina, o seu valor nutricional é multiplicado. Por isso muitas pessoas preferem os grãos germinados.
Então hoje você vai conhecer todos os benefícios que os brotos trazem para a saúde.
Valor nutricional
Os brotos são parte dos alimentos biogênicos (regeneradores de vida), é que essas pequenas sementes não sofreram nenhum tipo de manipulação e a associação do calor e da umidade pode fazê-los germinar.
Extremamente nutritivo e digestivo, são um foco de nutrientes essenciais e uma grande fonte de minerais, ricos em vitaminas, oligoelementos, aminoácidos, enzimas, ácidos graxos e proteínas em forma absorvível que as versões não germinadas.
A germinação atua como uma pré digestão de proteínas, evitando assim um desgaste de energia por causa da digestão. Eles também têm um alto teor de fibras, e desempenham um papel antioxidante e alcalinizante. Eles são facilmente digeridos, altamente energéticos, mais concentrados em nutrientes e enzimas do que os vegetais.
Opções saudáveis de brotos
1. Sementes de trigo
Sementes de trigo contêm apenas uma pequena quantidade de vitamina C, mas depois de 5 dias de germinação o teor de vitamina C é aumentado em cerca de 600% aproximadamente.
Outras transformações acontecem:
A vitamina A aumenta em 300%, a vitamina B1 em 20%, a B2 300%, a B3 aumenta entre 10 e 25%, a B5 entre 40 a 50%, por último a vitamina B6, que aumenta em 200%. O germe de trigo também contém vitaminas E, D, B8 e B9, minerais (cálcio, fósforo, potássio, sódio, cloro, enxofre, magnésio, cobre, manganês, ferro, cobalto, etc.), fibra e proteína.
2. Sementes de aveia e agrião
A quantidade de vitamina B da semente de aveia germinada aumenta em mais de 1.300%. Já as sementes de agrião germinadas tem um aumento de mais de 2000%. As sementes germinadas fornecem ao organismo proteínas vegetais.
Os brotos de agrião fornecem ao corpo uma taxa importante de clorofila. A clorofila, o pigmento verde dos vegetais, é produzida durante a exposição do broto à luz, e nos fornece elementos importantes que reforçam o sistema imunológico, promove a digestão e a limpeza do fígado, melhora a fluidez do sangue e combate o envelhecimento prematuro dos tecidos.