Além de uma boa alimentação, a atividade física proporciona grandes benefícios para as pessoas com diabetes e aqueles com risco de tê-la.
Estas são as quatro metas que você pode alcançar quando você se exercita:
– Melhorar os níveis de glicose: Permanecendo ativo, seu corpo faz com que a insulina produzida funcione melhor. Isso ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
– Melhorar sua saúde: o exercício pode ajudar a baixar a pressão arterial e colesterol, os quais estão relacionados com o risco de doença cardíaca.
– Ajuda a entrar em forma: quando nos exercitamos, nós queimamos calorias e é mais fácil de perder ou manter o nosso peso.
– Sentindo-se melhor: O exercício ajuda a dormir melhor, gerenciar o estresse e combater a depressão.
Que tipo de atividades físicas fazer?
Qualquer tipo de exercício é ótimo. Algumas ideias para motivá-lo a ser ativo é passear com seu cão, nadar ou pedalar com a família e amigos. O importante é escolher uma atividade que você goste e variar sua rotina para evitar o tédio. Não se esqueça que a atividade física pode ser qualquer tipo de movimento que seu corpo usa para queimar energia.
Para levar em conta
– Antes de iniciar uma rotina de exercícios, consulte o seu médico: Se você toma insulina ou alguma medicação similar para reduzir a glicemia, consulte o seu médico para ver as atividades físicas que pode realizar.
– Verifique sua glicemia antes do exercício e faça um controle diariamente antes e depois de cada atividade. Também é bom manter o controle durante a atividade, se você fizer mais do que 45 minutos. O objetivo é manter os níveis recomendados pelo seu médico.
– Use roupas confortáveis, sapatos que se encaixem bem e meias que não irritam os pés.
– Beba muita água.
Escolha uma atividade física que você goste e desfrute dos grandes benefícios de um estilo de vida ativo!