Dicas sobre Saude

Benefícios da Pitaya, a fruta com incríveis propriedades para emagrecer

A pitaya, pitahaya ou fruta do dragão é uma fruta exótica que provem de um tipo de cacto e conta com uma grande quantidade de nutrientes benéficos para a saúde. Hoje queremos te mostrar quais são os benefícios da pitaya em nosso organismo e como pode utiliza-la para aproveitar todos seus nutrientes.

Existem duas variedades comestíveis de diferentes tamanhos e cores: a pitaya vermelha e a pitaya amarela.s duas provenientes de plantas de cactos. Esta família conta com mais de 600 espécies de cactos que produzem mucilagem, ácidos orgânicos e glicosídeos.

Pitaya benefícios

A pitaya nos oferece inumeráveis benefícios para a saúde: tem uma grande incidência sobre o estresse oxidativo e a rigidez aórtica em pessoas que sofrem diabetes, o que faz dela um excelente alimento para prevenir transtornos que derivam da enfermidade dita acima. Também tem demonstrado também que o consumo regular de pitaya reduz o risco de sofrer ou desenvolver doenças cardíacas e hipertensão arterial.

A fruta pitaya é uma grande fonte de antioxidantes naturais. Por essa razão, o consumo regular reduz a proliferação de radicais livres em nosso organismo, que são os responsáveis da aparição de tumores cancerígenos e outras doenças graves. As sementes da pitaya contém gordura do tipo ômega 3, ideais para combater algumas doenças auto imunes e também para prevenir a aparição de certos tipos de câncer relacionados com as mudanças hormonais, como o de mama, de colo de útero e o de próstata.

Além disso, a fruta do dragão é excelente para fazer digestões rápidas e desintoxicar o organismo. O ideal é que a consuma em jejum pela manhã, pois te ajudará libertar seu organismo de toxinas e também receberá todos os nutrientes necessários para um ótimo desenvolvimento de seu organismo.

Pitaya Propriedades

A vitamina C, como antioxidante ajuda a reduzir o risco de múltiplas doenças, entre elas, as cardiovasculares, as degenerativas e inclusive o câncer. Além disso devido que a vitamina C aumenta a absorção de ferro dos alimentos, se aconselha em casos de anemia consumir pitaya com alimentos ricos em ferro, ou suplemento desse mineral já que ajuda a acelerar a recuperação.

A pitaya ou fruta do dragão é composta em sua maioria por fibras, que nos dá a sensação de saciedade; assim como também trás poucas calorias. Tudo isso faz dela uma fruta ideal para consumir durante algum regime para emagrecer.

Origem e variedades da pitaya

A pitaya fruta foi descoberta pela primeira vez em forma silvestre pelos conquistadores espanhóis no México, Colômbia e Centro-América, que as deram o nome de “pitaya” que significa fruta escamosa. A pitaya amarela é cultivada em zonas tropicais e tropicais altas (Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, Venezuela e toda Centro-América no geral) e a pitaya vermelha no México, Nicarágua e Vietnã. A principal zona de produção de pitaya vermelha é o Vietnã e suas exportações se orientam principalmente os mercados de Hong Kong, Singapura e Taiwan, mesmo que também a exporte aos mercados europeus.

Como escolher e conservar a Pitaya?

A variedade amarela está disponível desde janeiro a março e desde junho até setembro. A variedade vermelha está disponível somente nos meses de junho a agosto.

Se sabe que a amarela está em ponto de consumo quando sua casca fica toda amarela. A variedade vermelha fica madura quando suas brácteas se tornam amarelas. Se deve conservar em local fresco, seco longe de lugares quentes e sem entrar em contato direto com o a luz do sol. Se aconselha guardá-la na geladeira caso queira mantê-la por mais um tempo fresquinha.

Como consumir a pitaya?

A fruta pitaya pode ser consumida sozinha ou incluída em deliciosas batidas. Devido ao seu sabor suave e agradável que muito se parece com o da pera, é uma fruta que se pode consumir a qualquer momento do dia.

Pitaya receitas

Pitaya vermelha com sorvete de baunilha

Ingredientes:

Preparo:

Pudim de pitaya

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Mais informações