O Atum é muito nutritivo, cheio de proteínas de alta qualidade. Podemos encontrar muitos nutrientes importantes como selênio, magnésio e potássio. Além disso, também podemos encontrar vitaminas do complexo B e claro, ácidos graxos ômega-3.
Benefícios do atum para a saúde
Como sabemos, o atum é muito nutritivo, por isso ele é muito bom para a saúde, então agora vamos conhecer alguns desses benefícios.
É bom para a saúde do coração
A grande quantidade de ácidos graxos ômega 3 do atum fazem com que ele seja excelente para a saúde cardiovascular.
O consumo regular de atum ajuda a evitar ritmos cardíacos irregulares, reduzindo o risco de coágulos sanguíneos.
Os ácidos graxos ômega 3 ajudam a reduzir o risco de arritmia, evitando assim a morte súbita.
A vitamina B6 e o ácido fólico encontrados e grandes quantidades no atum ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um composto subproduto do ciclo de metilação. Grandes quantidades de homocisteína no organismo é muito prejudicial para as paredes das artérias, que é um fator de risco para a arteriosclerose.
A grande quantidade de ômega 3 no atum ajuda a reduzir o nível de triglicéridos, ajudando assim a evitar doenças cardiovasculares. Os ácidos graxos poliinsaturados e ômega 3 ajudam a evitar e controlar a hipertensão, também pode ajudar a reduzir o risco de fibrilação atrial, um tipo muito comum de arritmia cardíaca, principalmente em idosos.
É bom para a saúde dos olhos
A grande quantidade de ômega 3 presente no atum faz com que ele seja ótimo para proteger os olhos, evitando a degeneração macular, que faz com que a visão fina se deteriore, o que resulta em perda de visão central. Essa é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos de idade.
Estudos mostraram que o aumento no consumo de ômega 3 ajuda também a reduzir o risco da síndrome do olho seco.
Ajuda a prevenir o câncer
Estudos mostraram que o consumo regular de atum é uma boa maneira de prevenir o câncer nos ovários, pâncreas e em todas as partes do aparelho digestivo como a boca, faringe, esôfago, estômago e cólon…
O consumo de peixes ricos em ômega 3 como o atum, também pode ajudar a evitar o câncer de mama e reduzir o risco de leucemia, mieloma múltiplo, etc… Os peixes gordos como o atum protegem contra o carcinoma de células renais, uma forma comum de câncer de rim.
Benefícios do atum para o cérebro
Os ácidos graxos ômega 3 ajudam a reduzir o declínio cognitivo e doença de Alzheimer.
Uma pesquisa feita com células do cérebro mostrou que um ácido graxo ômega 3 chamado DHA pode ajudar a aumentar a produção da proteína LR11, que destrói as placas de beta-amilóide associadas à doença de Alzheimer.
O Atum é rico em niacina, que ajuda a evitar o declínio mental relacionado com a idade e a doença de Alzheimer. A pesquisa mostrou que as pessoas com uma dieta rica em niacina tem 70% menos chances de desenvolver a doença de Alzheimer do que aquelas pessoas que tem falta de niacina.
É bom para o humor
O consumo regular de atum é muito bom para melhorar o humor, combatendo aqueles momentos de estresse. Por isso o consumo de atum é muito recomendado, principalmente para as pessoas que tem muitos momentos de estresse.
Ajuda a desintoxicar o corpo
Junto com o ômega-3, o selênio encontrado no atum é de extrema importância para a produção de glutationa peroxidase. Este antioxidante é fundamental para manter o fígado sempre saudável, órgão responsável por desintoxicar e livrar o corpo de compostos nocivos, como pesticidas, medicamentos e metais pesados. O selênio também é conhecido por ajudar a prevenir câncer e doenças cardíacas.
O atum é realmente muito saudável e por isso devemos consumir com bastante regularidade, para obter todos os seus benefícios e ter assim uma vida mais saudável.